O uso da metodologia da problematização para o desenvolvimento de projeto integrador no curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9809Palavras-chave:
Metodologias ativas. Metodologia da problematização. Ensino superior.Resumo
Este estudo é parte integrante de uma pesquisa que focaliza o processo de ensino em um curso de Pedagogia. Diante da necessidade de inovação no Ensino Superior, objetivando ações que ultrapassem a transmissão/aquisição de conhecimentos técnico-científicos, tomou-se a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez como uma alternativa possível para o processo de formação profissional. A realização deste estudo objetivou verificar a percepção dos acadêmicos quanto ao desenvolvimento das etapas do Arco, bem como as aprendizagens decorrentes dessa proposta, as vantagens e desvantagens percebidas por eles. O estudo realizou-se com alunos do segundo semestre do Curso de Pedagogia do centro universitário de uma cidade de pequeno porte na região metropolitana de Campinas, estado de São Paulo. O estudo de caso valeu-se de um questionário e observação para a coleta de informações. A análise dos dados revelou que os elementos apresentados nos discursos dos alunos coincidem com os principais objetivos das etapas do Arco de Maguerez. Revelou ainda que houve muitas aprendizagens, de variadas naturezas, resultantes da implementação da Metodologia da Problematização. A análise dos dados demonstrou vantagens e desvantagens advindas desse contexto, as quais foram analisadas não como aspectos desfavoráveis, mas como maneiras complementares e interdependentes de perceber os resultados do trabalho efetivado com esse grupo de alunos.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERBEL, N. A. N. Metodologia da Problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o Ensino Superior. Semina: Cio Soc./Hum., Londrina, v. 16. n. 2, Ed. Especial, p. 9-19, out. 1995.
BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação. V.2, fev.1998, p.139-154.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO. Projeto Pedagógico de Curso de Pedagogia, 2013.
CHIZZOTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Editora Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2007.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (orgs.). Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
HUNG, H.T. Flipping the classroom for English language learners to foster active learning. Computer Assisted Language Learning, v. 28, n. 1, 81-96, 2015.
LAZARIN, H. C. et al. O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia. Saúde e Sociedade, v.16, n.1, p. 90-101, jan./abr. 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
RANALI, J.; LOMBARDO, I. A. Projeto pedagógico para os cursos de odontologia. In: CARVALHO, A. C. P.; KRIGER, L. (org.) Educação Odontológica. São Paulo: Artes Médicas. Cap. 7, p.65 – 72, 2006.
RIBEIRO, D. M. et al. O uso da metodologia problematizadora no ensino em odontologia. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo. v.19, n.2, p.217-221, mai./ago. 2007.
RIBEIRO, L. C. Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. In: webartigos, 2009. http://www.webartigos.com/artigos/metodologia-problematizacao-fundamentos-e-aplicacoes/14120/
SALIBA, N. A. et al. A utilização da metodologia PBL em Odontologia; descortinando novas possibilidades ao processo ensino-aprendizagem. Rev. Odonto Ciênc. v. 23, n. 4, p. 392-396, 2008.
SIQUEIRA, P; BERBEL, N.A.N. A teoria e a prática da metodologia da problematização em outras realidades, a partir dos trabalhos produzidos na UEL: uma investigação através do site de pesquisa. Google. Educere. Anais de eventos. PUCPR, Curitiba, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.