O uso da metodologia da problematização para o desenvolvimento de projeto integrador no curso de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9809

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Metodologia da problematização. Ensino superior.

Resumo

Este estudo é parte integrante de uma pesquisa que focaliza o processo de ensino em um curso de Pedagogia. Diante da necessidade de inovação no Ensino Superior, objetivando ações que ultrapassem a transmissão/aquisição de conhecimentos técnico-científicos, tomou-se a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez como uma alternativa possível para o processo de formação profissional. A realização deste estudo objetivou verificar a percepção dos acadêmicos quanto ao desenvolvimento das etapas do Arco, bem como as aprendizagens decorrentes dessa proposta, as vantagens e desvantagens percebidas por eles. O estudo realizou-se com alunos do segundo semestre do Curso de Pedagogia do centro universitário de uma cidade de pequeno porte na região metropolitana de Campinas, estado de São Paulo. O estudo de caso valeu-se de um questionário e observação para a coleta de informações. A análise dos dados revelou que os elementos apresentados nos discursos dos alunos coincidem com os principais objetivos das etapas do Arco de Maguerez. Revelou ainda que houve muitas aprendizagens, de variadas naturezas, resultantes da implementação da Metodologia da Problematização. A análise dos dados demonstrou vantagens e desvantagens advindas desse contexto, as quais foram analisadas não como aspectos desfavoráveis, mas como maneiras complementares e interdependentes de perceber os resultados do trabalho efetivado com esse grupo de alunos.

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Biografia do Autor

Rebeca Pizza Pancotte Darius, Centro Universitário Adventista de São Paulo e Unesp - Universidade Estadual Paulista.

Doutoranda em Educação Escolar (Unesp), Mestre em Educação (UEM), Pedagoga (UEM). Atuou como professora das séries iniciais e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente, professora e coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo/Engenheiro Coelho.

Betania Jacob Stange Lopes, Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho.

Doutora em Educação Especial pela UFCAR. Mestre em Educação pela UEL (2007). Atualmente, Professora do curso de Mestrado Profissional em Educação e Assessora dos Programas Pedagógicos do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

DARIUS, R. P. P.; LOPES, B. J. S. O uso da metodologia da problematização para o desenvolvimento de projeto integrador no curso de pedagogia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 983–1004, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.9809. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9809. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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