A epistemologia dialética na atividade pedagógica: realidade e possibilidade na formação do professor da infância

Autores

  • Marta Silene Ferreira Barros Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Dayanne Vicentini Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11123

Palavras-chave:

Educação, Epistemologia dialética, Atividade Pedagógica, Formação do professor.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo central, compreender a importância do conhecimento científico na práxis pedagógica do professor da infância. A pesquisa se justifica devido ao fato de grande parte dos educadores infantis receberem uma formação precária, refletindo em práticas pautadas no senso comum, em detrimento do conhecimento científico. Isso vem ocasionando uma fragilidade em sua práxis pedagógica, que acaba por interferir na qualidade da aprendizagem e do desenvolvimento da criança. A metodologia elegida para a realização do estudo está pautada na pesquisa bibliográfica, a qual subsidiou-se nos pressupostos da epistemologia dialética. Os resultados revelaram que as práticas espontâneas estão presentes na atividade pedagógica do professor de Educação Infantil e não proporcionam o conhecimento científico por parte do educador. Diante do exposto, avalia-se como possibilidade, a superação dessas práticas por meio da apropriação do conhecimento científico e a defesa do ensino intencional baseado em estudos e pesquisas para a realização de uma práxis de qualidade junto à criança pequena.

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Biografia do Autor

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba ? UEPB (1991); Bacharel em Psicologia pela Faculdade Ingá - UNINGÁ (2008); Especialista em ?O Pensamento Educacional no Brasil? pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1995). Especialização em Terapia de Casal e Família (2012). Mestrado em Eucação ( Filosofia da Educação) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998). Doutorado em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Prática Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2004).

Dayanne Vicentini, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Possui a formação de professores, a Educação Infantil e o ensino e a aprendizagem como linha de pesquisa , cujo fundamento situa-se na perspectiva do Materialismo Histórico- Dialético. Participa como pesquisadora no grupo FOCO ( Formação e Concepções do Materialismo Histórico-Dialético na Educação) e no grupo de estudos e práticas OBEDUC ( Observatório da Educação). Atua como professora na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Cambé desde 2016.

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

FERREIRA BARROS, M. S.; VICENTINI, D. A epistemologia dialética na atividade pedagógica: realidade e possibilidade na formação do professor da infância. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, p. 1952–1963, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11123. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11123. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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