A universidade pública frente ao contexto contemporâneo: em discussão o currículo e suas possibilidades na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13011

Palavras-chave:

Universidade pública, Autonomia universitária, Formação docente, Currículo, Formação cultural.

Resumo

Considerando as demandas da sociedade contemporânea, a universidade pública e gratuita enfrenta o desafio de repensar a si própria. Portanto, é preciso tensionar a razão instrumental cristalizada na sociedade, que visa à formação para a produção de bens de consumo em detrimento da formação humana. Ao tratarmos dessas questões, faz-se necessário refletir sobre a autonomia universitária, frente à adequação curricular dos cursos de Licenciaturas ao currículo nacional gestado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pensar sob esse prisma nos ajuda a compreender os limites e as possibilidades da universidade em nosso país, especialmente da formação docente. Neste sentido, analisamos o Currículo da Faculdade de Educação da UFF, com ênfase no Componente Curricular Atividades Culturais, cujos resultados demonstram a possibilidade de se criar espaços/tempo de experiências estético-culturais crítico-emancipadoras que possibilitem a formação que prioriza o Ser em detrimento do Ter.

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Biografia do Autor

Dagmar Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Docente na Faculdade de Educação. Docente do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão e Colaboradora do Programa de Pós-graduação de Comunicação, mídias e cotidiano.

Erika Souza Leme, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Docente na Faculdade de Educação. Coordenadora do Projeto de Extensão – SIGPROJ: Formação Cultural e Educação Inclusiva- ampliando horizontes e diminuindo barreiras.

Lisete Jaehn, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Docente na Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Culturas e Formação de Professores (CCFP). Membro e Vice-Líder do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas e do Núcleo de Didática e Formação de Professores.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

SILVA, D. M. e; LEME, E. S.; JAEHN, L. A universidade pública frente ao contexto contemporâneo: em discussão o currículo e suas possibilidades na formação docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 766–784, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13011. Acesso em: 19 mar. 2024.

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