Avaliação da gestão no ensino técnico profissional: implicações da reforma do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13305Palavras-chave:
Avaliação, Gestão, Ensino médio profissional, SAEB.Resumo
A respectiva pesquisa objetiva avaliar a gestão das escolas profissionais da rede pública estadual localizadas em Fortaleza, no estado do Ceará. Para essa análise, consideraram-se (n=39) professores, no intuito de entender os efeitos da reforma do ensino médio para a organização e sistematização das ações pensadas para a avaliação e a gestão das escolas pesquisadas. A metodologia adotada centrou-se na estratégia metodológica quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977). O estudo inseriu-se na abordagem quantitativa do tipo descritiva e exploratória quanto ao seu objetivo geral. No tocante ao tratamento das análises oriundas dos dados quantitativos sobre a escala Likert de avaliação dos oito itens objetivos presentes no questionário semiestruturado para a pesquisa, foram adotadas as seguintes técnicas: o alfa de Cronbach (α), a Corrected Item-Total Correlation e a Análise Fatorial Exploratória.
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