Avaliação da gestão no ensino técnico profissional: implicações da reforma do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13305

Palavras-chave:

Avaliação, Gestão, Ensino médio profissional, SAEB.

Resumo

A respectiva pesquisa objetiva avaliar a gestão das escolas profissionais da rede pública estadual localizadas em Fortaleza, no estado do Ceará. Para essa análise, consideraram-se (n=39) professores, no intuito de entender os efeitos da reforma do ensino médio para a organização e sistematização das ações pensadas para a avaliação e a gestão das escolas pesquisadas. A metodologia adotada centrou-se na estratégia metodológica quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977). O estudo inseriu-se na abordagem quantitativa do tipo descritiva e exploratória quanto ao seu objetivo geral. No tocante ao tratamento das análises oriundas dos dados quantitativos sobre a escala Likert de avaliação dos oito itens objetivos presentes no questionário semiestruturado para a pesquisa, foram adotadas as seguintes técnicas: o alfa de Cronbach (α), a Corrected Item-Total Correlation e a Análise Fatorial Exploratória.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Nucleo de Avaliação Educacional

Eixo de Avaliação e Gestão Institucional

Denize de Melo Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)Faculdade de Educação (FACED)

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Nucleo de Avaliação Educacional

Eixo de Avaliação e Gestão Institucional

Maria Lucijane Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Nucleo de Avaliação Educacional

Eixo de Avaliação e Gestão Institucional

Jaderson Cavalcante da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Nucleo de Avaliação Educacional

Eixo de Avaliação e Gestão Institucional

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

LIMA, M. A. M.; SILVA, D. de M.; OLIVEIRA, M. L. G. de; SILVA, J. C. da. Avaliação da gestão no ensino técnico profissional: implicações da reforma do ensino médio. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 347–371, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13305. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13305. Acesso em: 29 mar. 2024.

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