O uso do Discurso do Sujeito Coletivo como proposta metodólogica
A percepção de professores sobre inovação na educação
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.15754Palavras-chave:
Inovação, Educação, Professores, Discurso do Sujeito ColetivoResumo
Esse estudo apresenta a percepção de professores sobre o conceito de inovação. A partir de um questionário aplicado a 20 professores, que no momento da pesquisa eram mestrandos ou doutorandos, os dados foram analisados sob a luz do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Seis categorias emergiram a respeito do conceito de inovação: como algo novo, como melhoria de um produto ou processo existente, como benefício, como necessidade, e como uso de novas tecnologias; e uma em relação a seu uso, nomeada aplicação. Para cada categoria foi gerado o discurso síntese, representando o entendimento do coletivo sobre inovação na educação. A percepção dos professores é heterogênea, no entanto, se alinha a diferentes perspectivas discutidas na literatura. O DSC é uma metodologia aplicável para estudos qualitativos e, portanto, pode ser apropriada pelo campo da Educação quando o intuito for dar voz a um coletivo de sujeitos sobre determinado tema.
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