O Ensino Médio no Brasil e na França: considerações sobre a Lei 13.415/2017 a partir de uma análise comparativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.4.15940

Palavras-chave:

Lei 13.415/2017, Ensino Médio brasileiro, Ensino Médio francês

Resumo

Este artigo visa analisar a propaganda da lei 13.415/2017 de reforma curricular do ensino médio brasileiro, baseada em modelos de países centrais. Foi realizada uma análise comparativa entre o sistema de ensino Brasileiro e o Francês, focando o ponto mais polêmico da reforma: a oferta do ensino técnico, conflitante com o currículo formativo para o acesso ao ensino superior. Percebemos também algumas distorções no modelo proposto pela lei 13.415/2017 no que se refere ao ingresso ao ensino técnico como via de inserção imediata ao mercado de trabalho e o modelo francês que mais se aproxima deste modelo, o Baccalauréat Professionnel, certificação adquirida no Ensino Médio francês (Lycée) para ingresso ao ensino superior em áreas de formação profissional.

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Biografia do Autor

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação

Mônica Galhego Sampaio, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação.

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

GOMES, M. C. de O.; SAMPAIO, M. G. O Ensino Médio no Brasil e na França: considerações sobre a Lei 13.415/2017 a partir de uma análise comparativa. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.4, p. 2066–2079, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.4.15940. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15940. Acesso em: 19 abr. 2024.

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