Special education target public students in midwestern rural schools: analysis of enrollment indicators

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11920

Palabras clave:

Census Data, Special Education, Rural Education

Resumen

Based on the problematizations set that emerge from the interface between Special Education and Rural Education, this paper aims to analyze Special Education Target Public (PAEE) students access in Midwestern rural schools, based on enrollment official census data, from 2007 to 2017. This is a documentary research, having statistical microdata of the School Census as source, which were read and processed through the IBM SPSS Statistics software. The results evidence the presence of PAEE students in rural schools of the scenario investigated, whose enrollments are concentrated in Elementary School. Among the PAEE, students with intellectual disabilities have a higher enrollment rate in the Midwest. It is concluded that the deepening of the thematic requires empirical studies in diverse contexts.

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Biografía del autor/a

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da UFGD, vinculado à Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Cidadania e Fronteiras. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Filosofia e Direitos Humanos pela AVM Faculdade Integrada. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Vice-líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD).

Aline Maira da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora e mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (GEPEI). Tem experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas de comportamento, relação entre familiares de alunos com deficiência e escola, inclusão escolar, consultoria colaborativa escolar e deficiência intelectual.

Bruno Carvalho dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Estudante de Graduação do Curso de Psicologia, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD). Desenvolve estudos e pesquisas sobre Educação Especial. Atualmente é bolsista de iniciação científica.

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Publicado

01/12/2018

Cómo citar

NOZU, W. C. S.; SILVA, A. M. da; SANTOS, B. C. dos. Special education target public students in midwestern rural schools: analysis of enrollment indicators. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 920–934, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11920. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11920. Acesso em: 11 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos