Aprendizagem e rendimento acadêmico no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12670

Palavras-chave:

Aprendizagem, Desempenho acadêmico, Ensino superior.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão da produção científica a respeito das habilidades acadêmicas e dos métodos de estudo de estudantes universitários relacionados à sua aprendizagem e ao seu rendimento acadêmico. Realizou-se consulta às bases de dados on-line com os seguintes descritores em português e inglês: rendimento/desempenho acadêmico, aprendizagem, estudantes universitários ou estudantes do ensino superior. A revisão reportou a artigos publicados entre 2008 e 2018. Foram selecionados 90 artigos, predominando o idioma inglês (55,6%), sendo que em 2017 houve o maior número de publicações (31,1%), e o continente americano deteve metade das publicações. A análise dos resultados presentes em tais artigos mostra que diversos fatores descrevem a qualidade da aprendizagem e influenciam o rendimento acadêmico dos universitários. Neste estudo, 21 habilidades foram categorizadas em cognitivas e metacognitivas, com destaque para a motivação e a autorregulação como as mais estudadas. Tomando esses resultados, identificam-se dimensões a considerar em instrumentos de avaliação das estratégias de aprendizagem e métodos de estudo dos universitários, privilegiando-se as dimensões que mais impactam o sucesso acadêmico no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Gakyia Caliatto, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre – MG

Professora no Programa de Pós-graduação em Educação e em Pedagogia. Pós-Doutorado em Ciências Humanas (UMINHO).

Leandro da Silva Almeida, Universidade do Minho (UMINHO), Braga

Professor Catedrático de Psicologia da Educação. Doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade do Porto.

Referências

ACAI, A.; NEWTON, G. A comparison of factors related to university students’ learning: college - transfer and direct-entry from high school students. Canadian Journal of Higher Education /Revue Canadienne d’enseignement Supérieur, v. 45, n. 2, p.168-192, 2015.

ADEWARA, J. A. et al. A Statistical analysis of the performance distance learning students and the full-time students at the University of Lagos. American Journal of Business Education, v. 3, n. 1, p. 9-17, set. 2010.

AGUILAR, M. E. U. et al. El rendimiento académico de los estudiantes de las licenciaturas de médico cirujano y fisioterapia determinado por análisis predictivo. Gaceta Médica de México, n. 153, sup. 2, p. S119-S126, 2017.

ALEGRE, A. Academic self-efficacy, self-regulated learning and academic performance in first-year university students. Propósitos y Representaciones, v. 2, n. 1, p.7 9-120, 2014.

ALEMU, S. M.; HABTEWOLD, T. D.; HAILE, Y. G. Mental and reproductive health correlates of academic performance among Debre Berhan University female students, Ethiopia: the case of Premenstrual Dysphoric Disorder. BioMed Research International, p. 1-8, 2017.

AL-SHAWWA, L. et al. Differences in studying habits between male and female medical students of King Abdulaziz University (Kau), Jeddah, Saudi Arabia. Egyptian Dental Journal, v. 60, n. 2, p. 1687-1693, abr. 2014.

ALVES, C. R. R. et al. Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 289-96, abr./jun. 2013.

AMBRÓSIO, A. N. et al. Programação de computadores: compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 19, n. 1, p. 185-197, 2011.

ARAUJO, A. C.; ANDRIOLA, W. B.; COELHO, A. A. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID): desempenho de bolsistas versus não bolsistas. Educação em Revista, n. 34, p. 1-22, 2018.

ARAÚJO, D. F.; ALMONDES, K. M. Qualidade de Sono e sua Relação com o Rendimento Acadêmico em Estudantes Universitários de Turnos Distintos. Psico USF, v. 43, n. 3, p. 350-359, jul./set. 2012.

ASAWA, K. et al. Influence of sleep disturbance, fatigue, vitality on oral health and academic performance in indian dental students. Clujul medical, v. 90, n. 3, p. 333-343, 2017.

BACCARO, T. A.; SHINYASHIKI, G. T. Relação entre Desempenho no Vestibular e Rendimento Acadêmico no Ensino Superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 15, n. 2, p. 165-176, jul./dez. 2014.

BANDURA, A. Perceived self-efficacy in cognitive development and functioning. Educational Psychologist, v. 28, p .117-148, 1993.

BANDURA, A. Social learning theory. NJ: Prentice-Hall, Englewood Cliffs, 1977.

BIGGS, J. B. Teaching for quality learning at university. 2. ed. Buckingham: Open University Press, Society for research into Higher Education, 2003.

BORRACCI, R. A.; ARRIBALZAGA, E. B. Estilos de aprendizaje de kolb en estudiantes de medicina. MEDICINA, v. 75, n. 2, p.73-80, 2015.

BRECKLER, J.; TEOH, C. S.; ROLE, K. Academic performance and learning style self-predictions by second language students in an introductory biology course. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, v. 11, n. 4, p. 26-43, dez. 2011.

ÇAKIROĞLU, U. Analyzing the Effect of Learning Styles and Study Habits of Distance Learners on Learning Performances: A Case of an Introductory Programming Course. International. Review of Research in Open and Distance Learning, v. 15, n. 4, p. 161-185, set. 2014.

CAKIROGLU, U. et al. Students’ preferences in online assessment process: influences on academic performances. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 18, n. 1, p. 132-142, jan. 2017.

CALA, M. L. P.; CASTRILLÓN, J. J. C. Inteligencia emocional y rendimento académico en estudiantes universitários. Psicología desde el Caribe: Universidad del Norte, v. 32, n. 2, p. 268-285, maio/ago. 2015.

CAMPOS, C. R. F. et al. Academic performance of students who underwent psychiatric treatment at the students’ mental health service of a Brazilian university. São Paulo Med. J., v. 135, n. 1, p. 23-28, 2017.

CARBONELL, M. M. A.; FERNÁNDEZ, E. Y. Á.; IMBERT, N. S. Rendimiento académico de estudiantes de medicina en la asignatura Morfofisiología Humana I. MEDISAN, v. 15, n. 8, p. 1107-1112, 2011.

CARBONERO, M.; ROMÁN, J. M.; FERRER, M. Programa para “aprender estratégicamente” con estudiantes universitarios: Diseño y validación experimental. Anales de Psicología, v. 29, n. 3, p. 876-885, out. 2013.

CÁRDENAS, S. D.; REDONDO, M. M.; TEHERÁN, A. M. Z. Rendimiento académico y calidad de vida relacionada con la salud en estudiantes de odontologia. Salud Uninorte, Colombia, v. 33, n. 2, p. 139-151, 2017.

CAVANAUGH, C.; HARGIS, J.; MAYBERRY, J. Participation in the virtual environment of blended college courses: an activity study of student performance. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 17, n. 3, abr. 2016.

CHEN, P. et al. Strategic resource use for learning: a self-administered intervention that guides self-reflection on effective resource use enhances academic performance. Psychological Science, v. 28, n. 6, p. 774-785, abr./jun. 2017.

COLLAZO, N. A. J. Tool Use of Experienced Learners in Computer-Based Learning Environments: Can Tools Be Beneficial? Higher Education Studies, Canadian Center of Science and Education, v. 4, n. 1, p. 26-42, 2014.

CONRAD, N.; PATRY, M. W. Conscientiousness and academic performance: a mediational analysis. International Journal for the Scholarship of Teaching and Learning, v. 6, n. 1, p. 1-12, 2012.

COSTA, A. R.; ARAÚJO, A. M.; ALMEIDA L. S. Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação. Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde, v. 1, n. 4, p. 142-145, 2014a.

COSTA, A. R.; ARAÚJO, A. M.; ALMEIDA, L. S. Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o Engagement de estudantes de engenharia. International Journal of Developmental and Educational Psychology, v. 2, n. 1, p. 307-314, 2014b.

DAWSON, D. L.; MEADOWS, K. N.; HAFFIE, T. The effect of performance feedback on student help-seeking and learning strategy use: do clickers make a difference? The Canadian Journal for the Scholarship of Teaching and Learning, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2010.

DVORAK, T.; JIA, M. Do the timeliness, regularity, and intensity of online work habits predict academic performance? The Journal of Learning Analytics, v. 3, n. 3, p. 318-330, 2016.

ENCINAS, D. M. S. et al. Locus de control y logro académico en dos tipos de ambiente de enseñanza para estudiantes universitários. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João Del Rei, v. 3, n. 2, mar. 2009.

ENTWISTLE, N. J. Approaches to studying and levels of understanding: the influences of teaching and assessment. In: SMART, J. C. (Org.). Higher education: handbook of theory and research. Volume XV. Edinburgh: Scottish Academic Press, 2000. p. 156-218.

GARCIA, Y. A.; OROZCO, L.; MARTIN, G. Comparación de dos procedimientos de enseñanza universitaria: Un ejemplo de interteaching. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 493-501, set./dez. 2016.

GASCÓN, A.G. et al. Algunas variables psicosociales asociadas al bajo rendimiento académico en estudiantes de primer año de medicina. MEDISAN, v. 21, n. 4, p. 433-439, 2017.

GEARA, G. B.; TEIXEIRA, M. A. P. Questionário de procrastinação acadêmica - consequências negativas: propriedades psicométricas e evidências de validade. Avaliação Psicológica, v. 16, n. 1, p. 5-69, 2017.

GUIDRY, K. et al. Delivery versus time devoted to assignments: the effect on course performance. Journal of Instructional Pedagogies, v. 19, p. 1-9, out. 2017.

GUPTA, C. A. P.; SINGH, B.; MARWAHA, T. Relationship between social media and academic performance in distance education. Universal Journal of Educational Research, v. 1, n. 3, p. 185-190, 2013.

HAILE, Y. G.; ALEMU, S. M.; HABTEWOLD, T. D. Insomnia and its temporal association with academic performance among university students: a cross-sectional study. BioMed Research International, p.1-7, jun. 2017.

HASSAN, B. A.; ELFAKI, O. A.; KHAN, M. A. The impact of outpatient clinical teaching on students’ academic performance in obstetrics and gynecology. Journal of Family and Community Medicine, v. 24, n. 3, p. 196-199, set./dez. 2017.

ISIK, U. et al. Motivation and academic performance of medical students from ethnic minorities and majority: a comparative study. BCM Medical Education, v. 17, p. 1-9, 2017.

ITURRA, G. O. et al. Habilidades sociales y rendimiento académico: una mirada desde el género. Acta Colombiana de Psicología, v. 15, n. 2, p. 21-28, 2012.

JAAMAN, S. H.; AHMAD, R. R.; RAMBELY, A. S. Web-based learning as a tool of knowledge continuity. International Education Studies, v. 6, n. 6, p. 80-85, 2013.

JIRAPORNCHAROEN, W. et al. Learning styles and academic achievement among undergraduate medical students in Thailand. Educ. Eval. Health Prof., v. 12, n. 38, p. 1-7, 2015.

JOLY, M. C. R. A.; PRATES, E. A. R. Avaliação da escala de motivação acadêmica em estudantes paulistas: propriedades psicométricas. Psico-USF, v. 16, n. 2, p. 175-184, maio/ago. 2011.

JONES, J.P. The Impact of the supplemental instruction leader on student performance in introductory accounting. American Journal of Business Education, v. 6, n. 2, mar. /abr. 2013.

JOVANOVIC, A. et al. When going hybrid is not enough: Statistical analysis of effectiveness of blended courses piloted within Tempus BLATT Project. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology, v. 11, n. 2, p. 138-152, 2015.

JUNG-JOON, IHM et al. Who succeeds at dental school? factors predicting students’ academic performance in a dental school in Republic of Korea. Journal of Dental Education, v. 77, n. 12, p. 1616-1623, dez. 2013.

KASSARNIG, V. et al. Class attendance, peer similarity, and academic performance in a large field study. PLoS One, v. 12, n. 11, p. 1-9, nov. 2017.

KÖTTER, T. et al. Perceived medical school stress of undergraduate medical students predicts academic performance: an observational study. BMC Medical Education, v. 17, n. 256, p. 1-6, 2017.

KUMWENDA, B. et al. The relationship between school type and academic performance at medical school: a national, multi-cohort study. BMJ Open, v. 7, n. 8, p. 1-11, 2017.

LANGAME, A. P. et al. Qualidade de vida do estudante universitário e o rendimento acadêmico. Ver. Bras. Promoç. Saúde, Fortaleza, v. 29, n. 3, p. 313-325, jul./set. 2016.

LEITE, K. N. S. et al. A internet e sua influência no processo ensino aprendizagem de estudantes de enfermagem. Rev. Enferm., Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 464-70, out./dez. 2013.

LEVSHANKOVA, C. et al. Student nurse non-attendance in relation to academic performance and progression. Nurse Education Today, v. 60, p. 151-156, 2018.

LIBERATORE, M. W.; MORRISH, R. M.; VESTAL, C. R. Effectiveness of just in time teaching on student achievement in an introductory thermodynamics course. Advances in Engineering Education, v. 6, n. 1, p. 1-15, abr. 2017.

LIMA, R. L. et al. Estresse do estudante de medicina e rendimento acadêmico. Revista Brasileira de Educação Médica, v.40, n.4, p.678-684, 2016.

LOURENÇO, A. A.; PAIVA, M. O. A. Abordagens à aprendizagem: a dinâmica para o sucesso académico. Revista CES Psicología, v. 8, n. 2, p. 47-75, jul./dez. 2015.

MARTÍN, A. N.; MONTERO, I. V. Mapas conceptuales para aumentar el rendimento académico en los estudiantes de Enfermería. Educación Médica Superior, v. 31, n. 2, 2017.

MASHAYEKHI, F. et al. The relationship between the study habits and the academic achievement of students in Islamic Azad University of Jiroft Branch. International Journal of Current Research and Academic Review, v. 2, n. 6, p. 182-187, jun. 2014.

MATTA, C. M. B.; LEBRÃO, S. M. G.; HELENO, M. G. V. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 21, n. 3, p. 583-591, set./dez. 2017.

MEJIA, C. R. et al. Uso del smartphone y de Facebook associado a la autopercepción del rendimiento académico en estudiantes de medicina peruanos. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, v. 28, n. 1, p. 76-87, 2017.

MERCHÁN-CLAVELLINO, A.; ROMERO-MORENO, A. F.; ALAMEDA-BAILÉN, J. R. Consumo de sustancias psicoactivas, inteligência emocional y rendimiento académico en una muestra de estudiantes universitários. Revista Española de Drogo Dependências, v. 42, n. 4, 2017.

MIGLIARETTI, G. et al. Is the admission test for a course in medicine a good predictor of academic performance? A case-control experience at the school of medicine of Turin. BMJ Open, Medical Education and Training, v. 7, n. 11, p. 1-6, 2017.

MONTEIRO, S. et al. Alunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na trajectória académica. Análise Psicológica, v. 1, n. XXVII, p. 79-87, 2009.

MONTEIRO, S. C.; ALMEIDA, L. S.; VASCONCELOS, R. M. C. F. Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 13, n. 2, p. 153-162, jul./dez. 2012.

MONTEIRO, S. O. M.; TAVARES, J. P. C.; PEREIRA, A. M. S. Optimismo disposicional, sintomatologia psicopatológica, bem-estar e rendimento académico em estudantes do primeiro ano do ensino superior. Estudos de Psicologia, v. 13, n. 1, p. 23-29, 2008.

MORI, M. O.; VALENTE, T. C. O.; NASCIMENTO, L. F. C. Síndrome de Burnout e Rendimento Acadêmico em Estudantes da Primeira à Quarta Série de um Curso de Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 4, p. 536-540, 2012.

MORRIS, D. E.; SCOTT, J. A revised pilot study examining the effects of the timing and size of classes on student performance in introductory accounting classes. Research in Higher Education Journal, v. 23, p. 1-5, abr. 2014.

MUSSO, M. F. et al. Predicting general academic performance and identifying the differential contribution of participating variables using artificial neural networks. Frontline Learning Research, v. 1, p. 42-71, 2013.

ONWEH, V. E.; AKPAN, U. T. Instructional strategies and students’ academic performance in electrical installation in technical colleges in Akwa Ibom State: instructional skills for structuring appropriate learning experiences for students. International Journal of Educational Administration and Policy Studies, v. 6, n. 5, p. 80-86, jun. 2014.

ORIOL-GRANADO, X. et al. Positive emotions, autonomy support and academic performance of university students: the mediating role of academic engagement and self-efficacy. Revista de Psicodidáctica, v. 22, n. 1, p. 45-53, 2017.

PELLÓN, M.; NOME, S.; ARÁN, A. Relationship between learning styles and academic performance of fifth graders enrolled in the medical course. Rev. Bras. Oftalmol., v. 72, n. 3, p. 181-184, 2013.

PEREIRA, G. M. et al. Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva. Revista da ABENO, v. 12, n. 2, p. 142-146, 2012.

PÉREZ, J. R. M. et al. Rendimiento académico en Morfofisiología según los estilos de aprendizaje. Revista Electrónica Dr. Zoilo E. Marinello Vidaurreta, v. 41, n. 7, jul. 2016.

PORTUONDO, G. V. Las actitudes interferentes hacia el aprendizaje y su corrección: uma propuesta desde la Pedagogía. MEDISAN, v. 15, n. 11, p. 1656-1663, 2011.

POZO, M. R. H.; ÁLVAREZ, O. C.; ARAÚJO, V. C.; RESÉNDIZ; S. C. Desempeño Académico de universitarios en relación con ansiedad escolar y auto-evaluación. Acta Colombiana de Psicología, v. 11, n. 1, p. 13-23, jun. 2008.

REHMAN, R. et al. Self-reported academic performance in relation to health behaviours among Bahria University students. J Pak Med Assoc, v. 68, n. 2, p. 95-199, fev. 2018.

ROSÁRIO, P. et al. An explanatory model of the intention to continue studying among nontraditional university students. Psicothema, v. 26, n. 1, p. 84-90, 2014.

SANTOS, A. A. A. et al. A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários. Revista de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 283-290, jul./dez. 2011.

SERRANO, M. V. et al. Aprendizaje autorregulado, metas académicas y rendimiento en evaluaciones de estudiantes universitários. Pensamiento Psicológico, v. 11, n. 2, p. 53-70, 2013.

SILVA, O. et al. Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. Extr., n. 14, 2017.

TEIXEIRA, F. A. et al. Revisão sistemática acerca da produção científica na área da saúde sobre desempenho acadêmico de universitários. R. Bras. Ci. e Mov., v. 24, n. 1, p. 189-199, 2016.

TEMBO C.; BURNS, S.; KALEMBO, F. The association between levels of alcohol consumption and mental health problems and academic performance among young university students. PLoS ONE, v. 12, n. 6, jun. 2017.

TEQUES, P.; SILVA, C. Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico. Jornal da UIIPS, v. 1, p. 273-286, 2013.

TINAJERO, C. et al. Cognitive style and learning strategies as factors which affect academic achievement of brazilian university students. Psic. Ref. e Crítica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 25, n. 1, p. 105-113, 2012.

VARUGHESE K.; FEHRING, H. Magnitude of interaction between language of instruction of prior education and learning traits on academic achievement scores of international students. International Education Studies, v. 3, n. 3, ago. 2010.

WIJEKOON, C. N. et al. Emotional intelligence and academic performance of medical undergraduates: a cross-sectional study in a selected university in Sri Lanka. BMC Medical Education, v. 17, n. 176, p. 1-11, 2017.

WILLIAMS, C. et al. Impacto de la aplicación del enfoque de autorregulación del aprendizaje sobre los resultados en asignaturas de corte científico en estudiantes de medicina de la Universidad Finis Terrae. Rev. Med. Chile, v. 145, n. 5 p. 595-602, maio 2017.

XIONG, L. et al. Impact of indoor physical environment on learning efficiency in different types of tasks: a 3X4X3 full factorial design analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 15, n. 6, p. 1-16, jun. 2018.

YEBOAH, A. K.; SMITH P. Relationships between minority students online learning experiences and academic performance. Online Learning, v. 20, n. 4, dez. 2016.

YEO, C. H.; KE, K.; Chatterjee, B. An investigation into the relationship between on-line formative assessments and performance of students. e-Journal of Business Education & Scholarship of Teaching, v. 8, n. 1, p. 18-31, 2014.

YIGERMAL, M. E. Determinant of academic performance of under graduate students: in the cause of Arba Minch University chamo campus. Journal of Education and Practice, v. 8, n. 10, p. 155-166, 2017.

YILDIZ, O.; BAL, A.; GULSECEN, S. Improved fuzzy modelling to predict the academic performance of distance education students. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 14, n. 5, p. 145-165, 2013.

ZIMMERMAN, B. J. A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of Educational Psychology, v. 81, n. 3, p. 329-339, 1989.

Publicado

17/03/2020

Como Citar

CALIATTO, S. G.; ALMEIDA, L. da S. Aprendizagem e rendimento acadêmico no Ensino Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1855–1876, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.12670. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12670. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.