Aprendizagem e rendimento acadêmico no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12670

Palavras-chave:

Aprendizagem, Desempenho acadêmico, Ensino superior.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão da produção científica a respeito das habilidades acadêmicas e dos métodos de estudo de estudantes universitários relacionados à sua aprendizagem e ao seu rendimento acadêmico. Realizou-se consulta às bases de dados on-line com os seguintes descritores em português e inglês: rendimento/desempenho acadêmico, aprendizagem, estudantes universitários ou estudantes do ensino superior. A revisão reportou a artigos publicados entre 2008 e 2018. Foram selecionados 90 artigos, predominando o idioma inglês (55,6%), sendo que em 2017 houve o maior número de publicações (31,1%), e o continente americano deteve metade das publicações. A análise dos resultados presentes em tais artigos mostra que diversos fatores descrevem a qualidade da aprendizagem e influenciam o rendimento acadêmico dos universitários. Neste estudo, 21 habilidades foram categorizadas em cognitivas e metacognitivas, com destaque para a motivação e a autorregulação como as mais estudadas. Tomando esses resultados, identificam-se dimensões a considerar em instrumentos de avaliação das estratégias de aprendizagem e métodos de estudo dos universitários, privilegiando-se as dimensões que mais impactam o sucesso acadêmico no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Susana Gakyia Caliatto, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre – MG

Professora no Programa de Pós-graduação em Educação e em Pedagogia. Pós-Doutorado em Ciências Humanas (UMINHO).

Leandro da Silva Almeida, Universidade do Minho (UMINHO), Braga

Professor Catedrático de Psicologia da Educação. Doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade do Porto.

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Publicado

17/03/2020

Como Citar

CALIATTO, S. G.; ALMEIDA, L. da S. Aprendizagem e rendimento acadêmico no Ensino Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1855–1876, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.12670. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12670. Acesso em: 26 dez. 2024.

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