Análise da imprensa como fonte de pesquisa para a história da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12706

Palavras-chave:

História da educação, Fonte, Imprensa.

Resumo

Os estudos em história da educação que utilizam a imprensa como fonte primária ou secundária vêm aumentando significativamente e contribuído sobremaneira para a compreensão de que os processos históricos são mediados e fazem parte de uma totalidade. Utilizar- se de outras fontes que não especificamente as do contexto escolar auxilia na apreensão das permanências e rupturas dos processos educacionais atuais, pois apontam os debates e a ressonância dos mesmos do contexto social, dando subsídios para o entendimento das relações sociais, políticas, econômicas e culturais. Tendo como pressuposto teórico o materialismo histórico, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de análise da imprensa como fonte de pesquisa para a história da educação. Para tanto, primeiramente serão feitos apontamentos sobre a imprensa como fonte de pesquisa e na sequência uma proposição para a análise da imprensa. É importante salientar que não se tem nenhuma receita pronta, cada pesquisador faz o seu caminho e suas escolhas, não existe certo ou errado, apenas escolhas, para não cairmos em um determinismo reducionista ou engessarmos nas práticas ou representações em si mesmo ou para si. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), União da Vitória – PR

Professora Adjunta. Integrante do Grupo de Pesquisa HISTEDBR e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática /Núcleo de Estudos de Fundamentos da Educação e Métodos (NEFEM - UNESPAR/UV). Doutora em História e Políticas Educacionais (UNESPAR).

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa – PR

Professora Associada e Professora no curso de graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Comitê Científico de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG. Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação (UNICAMP).

Referências

CAPELATO, M. H. R. A imprensa e história do Brasil. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988.

CARVALHO, C. H.; ARAÚJO, J. C. S.; NETO, W. G. Discutindo a história da educação: a imprensa enquanto objeto de análise histórica (Uberlândia-MG, 1930-195). In: ARAÚJO, J. C. S.; JÚNIOR, D. G. (Orgs.). Novos temas em história da Educação Brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

IANNI, O. A Construção da categoria. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 11, n. 41 esp., p. 397-416, abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639917. Acesso em: 16 fev. 2019.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 248.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, K; ENGELS, F. Capital: crítica da economia política. Livro I. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

NASCIMENTO, M. I. M.; ZANLORENZI, C. M. P. Reflexões sobre a pesquisa em História da Educação. In: NASCIMENTO, M. I. M.; ZANLORENZI, C. M. P.; SANTOS, M. L. F. B. dos (Orgs.). História e educação: pesquisas e reflexões. Curitiba, PR: CRV, 2017.

NUNES, C.; CARVALHO, M. M. C. Historiografia da educação e fontes. Cadernos ANPED, Porto Alegre, n. 5, 1993. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/caderno_anped_no.5_set_1993.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

SANFELICE, J. L. Dialética e pesquisa em educação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a História da Educação. In: LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M. I. M. (Orgs.). Fontes, História, Historiografia da Educação. Campinas-SP: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. 1. reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção educação contemporânea).

ZANLORENZI, C. M. P; NASCIMENTO, M. I. M. Revista “A Escola”: a expressão do liberalismo. In: XI Jornada HISTEDBR. A pedagogia histórico crítica, a educação brasileira e os desafios da sua institucionalização. Cascavel, PR. Anais […]. Cascavel, PR, 23-25 out. 2013.

ZICMAN, R. B. História através da imprensa: algumas considerações metodológicas Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, PUC-SP, v. 4, 1985. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12410. Acesso em: 16 fev. 2019.

Publicado

20/02/2020

Como Citar

ZANLORENZI, C. M. P.; NASCIMENTO, M. I. M. Análise da imprensa como fonte de pesquisa para a história da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1181–1192, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.12706. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12706. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.