A experiência da infância entre os dilemas da educação moderna e o empobrecimento do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12926Palavras-chave:
Educação, Trabalho docente, Experiência da infância, Modernidade.Resumo
Este texto busca refletir os dilemas da educação moderna, da experiência da infância e o empobrecimento do trabalho docente à luz de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Jean-François Lyotard, Giorgio Agamben, Fernando Barcena e Michel Foucault, entre outros. O texto se justifica uma vez que o mundo moderno transformou-se em mera atividade repetidora, incapaz de traduzir-se em experiências narráveis. O desafio é o de restituir a possibilidade da experiência reflexiva entre os saberes e práticas educacionais, a fim de contribuir para uma ação do pensar que provenha da experiência da infância e que provoque uma atitude crítica para discutir as consequências do processo de empobrecimento do trabalho docente no contexto vigente.Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Infância e História. Destruição da experiência e origem da história. Trad.: Henrique Burigo. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005.
ADORNO, T. W. Mínima moralia: reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Ática, 1992.
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
BARCENA, F. La esfinge muda. El aprendizaje del dolor después de Auschwitz. Barcelona: Anthropos, 2001.
BARCENA, F. El Delírio de lãs palabras. Ensayo para uma poética del comienzo. Barcelona: Herder, 2004.
BARCENA, F. La experiência reflexiva em educación. Barcelona: Paidós, 2005.
BENJAMIN, W. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1986.
BENJAMIN, W. Rua de Mão Única. Obras Escolhidas, v. 2, São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.
¬¬¬¬BENJAMIN, W. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d’Agua, 1992.
FOUCAULT, M. As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FOUCAULT, M. Verdade e Poder. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993, p. 1-14, 1993.
FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1995a.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 231-149, 1995b.
FOUCAULT, M. Omnes et singulation. Hacia uma critica de la razón política. In: FOUCAULT, M. Que és la ilustración? Córdoba: Alción, p. 17-66, 1996.
FOUCAULT, M. Arqueologias do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
FOUCAULT, M. O Uso dos prazeres. In: FOUCAULT, M. História da sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, v. 2, 1998.
KECHINKIAN, A. Os filósofos e a educação. Lisboa: Colibri, 1993.
LAROSA, J. Algumas notas sobre experiência y sus lenguajes. In: BARBOSA, R. L. L. (org.) Trajetórias e perspectives da formação de educadores. S.P.: Ed. UNESP, 2004.
LAROSA, J. Linguagem e Educação depois de Babel. Trad.: Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LYOTARD, J-F. Lecturas de infancia. Buenos Aires: EUDEBA, 1997.
LYOTARD, J-F. O inumano: considerações sobre o tempo. São Paulo: Estampa, 1997a.
LYOTARD, J-F. A condição pós-moderna. São Paulo: José Olympio, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.