A experiência da infância entre os dilemas da educação moderna e o empobrecimento do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12926

Palavras-chave:

Educação, Trabalho docente, Experiência da infância, Modernidade.

Resumo

Este texto busca refletir os dilemas da educação moderna, da experiência da infância e o empobrecimento do trabalho docente à luz de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Jean-François Lyotard, Giorgio Agamben, Fernando Barcena e Michel Foucault, entre outros. O texto se justifica uma vez que o mundo moderno transformou-se em mera atividade repetidora, incapaz de traduzir-se em experiências narráveis. O desafio é o de restituir a possibilidade da experiência reflexiva entre os saberes e práticas educacionais, a fim de contribuir para uma ação do pensar que provenha da experiência da infância e que provoque uma atitude crítica para discutir as consequências do processo de empobrecimento do trabalho docente no contexto vigente.

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Biografia do Autor

Anilde Tombolato Tavares da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente. Departamento de Educação. Pós-doutorado em Educação.

Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente da área de formação de professores de Arte. Pós-doutorado em Educação.

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente. Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-doutorado em Educação.

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Publicado

01/09/2019

Como Citar

SILVA, A. T. T. da; BITTENCOURT, C. A. de C.; OLIVEIRA, M. R. F. de. A experiência da infância entre os dilemas da educação moderna e o empobrecimento do trabalho docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.4, p. 2032–2045, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.4.12926. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12926. Acesso em: 24 abr. 2024.

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