Atuação do conselho de educação no controle social dos planos decenais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13346

Palavras-chave:

Descentralização, Participação, Planejamento educacional.

Resumo

: Este artigo discute o tema do controle social, bem como sua apropriação por forças sociais que sustentam projetos antagônicos de educação e de sociedade. Está vinculado aos seguintes Projetos de Pesquisa: “Monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) no Estado do Mato Grosso do Sul”, cadastrado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); e “Implementação e controle social dos PMEs: a atuação dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) no Brasil”, cadastrado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Propõe um recorte com base em pesquisa bibliográfica, com o objetivo de analisar a atuação do Conselho de Educação no controle social dos Planos Decenais de Educação. Evidenciou-se que o planejamento educacional é fundamental para projetar ações que garantam a ampliação do direito à educação com qualidade socialmente referenciada. Contudo, sua aprovação não é suficiente, pois há a vinculação entre direitos e a ação política na implementação dos projetos educacionais, sobressaindo a atuação dos Conselhos de Educação para garantir seu cumprimento.

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Biografia do Autor

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados - MS

Docente da Pós-Graduação em Educação e Diretora da Faculdade de Educação da UFGD. Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Mariclei Przylepa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados - MS

Doutoranda em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora Coordenadora da Rede Municipal de Dourados-MS.

Elizangela Tiago da Maia, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados - MS

Doutoranda em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora da Rede Municipal de Dourados-MS.

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

ARANDA, M. A. de M.; PRZYLEPA, M.; MAIA, E. T. da. Atuação do conselho de educação no controle social dos planos decenais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 735–750, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13346. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13346. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Planos de educação: processos, condições e situações

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