Atuação do conselho de educação no controle social dos planos decenais
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13346Palavras-chave:
Descentralização, Participação, Planejamento educacional.Resumo
: Este artigo discute o tema do controle social, bem como sua apropriação por forças sociais que sustentam projetos antagônicos de educação e de sociedade. Está vinculado aos seguintes Projetos de Pesquisa: “Monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) no Estado do Mato Grosso do Sul”, cadastrado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); e “Implementação e controle social dos PMEs: a atuação dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) no Brasil”, cadastrado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Propõe um recorte com base em pesquisa bibliográfica, com o objetivo de analisar a atuação do Conselho de Educação no controle social dos Planos Decenais de Educação. Evidenciou-se que o planejamento educacional é fundamental para projetar ações que garantam a ampliação do direito à educação com qualidade socialmente referenciada. Contudo, sua aprovação não é suficiente, pois há a vinculação entre direitos e a ação política na implementação dos projetos educacionais, sobressaindo a atuação dos Conselhos de Educação para garantir seu cumprimento.Downloads
Referências
BARCELOS, F. S. dos. A participação dos conselhos municipais de educação na elaboração dos planos municipais de educação no Estado do MS. Orientadora: Prof. Dra. Maria Alice de Miranda Aranda. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados - MS: UFGD, 2017. Disponível em: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/FABIANY%20DOS%20SANTOS%20BARCELOS.pdf. Acesso em: 19 fev. 2020.
BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Trad. Carmen C. Varriale et al. Coord. Trad. João Ferreira. Rev. Geral João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cacais. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1998.
BORDIGNON, G. Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
BORDIGNON, G.; LIMA, A. B. de (Orgs.). CMEs no Brasil: qualidade social e política da educação. Campinas, SP: Alínea, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Atlas, 1988.
BRASIL. Lei n. 13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/conhecendo-o-pne. Acesso em: 26 fev. 2017.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Brasília, 2009.
CURY, C. R. J. Conselhos de Educação: fundamentos e funções. RBPAE, v. 22, n. 1, p. 41-67, jan./jun. 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/18721/10944. Acesso em: 05 out. 2019.
CURY, C. R. J. Por um novo plano nacional de educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 790-811, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a08.pdf. Acesso em: 12 out. 2019.
DRABACH, N. P. A trajetória de construção do princípio da gestão democrática na legislação educacional brasileira. Revista Transmutare, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 275- 292, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4594/3436. Acesso em: 20 out. 2019.
FARENZENA, N.; LUCE, M. B. Conselhos municipais em educação, descentralização e gestão democrática: discutindo interseções. In: SOUZA, D. B. de. (Org.). Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo: Xamã, 2008. p. 75-96.
FONSECA, M.; FERREIRA, E. B. O planejamento das políticas educativas no Brasil e seus desafios atuais. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 69-96, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2011v29n1p69/19410. Acesso em: 15 out. 2019.
GOHN, M. da G. Conselhos gestores e participação sócio-política. São Paulo: Cortez, 2011.
HOBSBAWM, E. Tempos interessantes: uma vida no século XX. Tradução de S. Duarte. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
JARA, F. H. de L. A institucionalização da participação cidadã: análise dos marcos legais da participação na América Latina. In: DAGNINO, E.; OLVEIRA, A. J.; PANFICHI, A. A disputa pela construção democrática na América Latina. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2002. p. 93-106.
LIMA, A. B. de. O Estado, educação e controle social: introduzindo o tema. In: LIMA, A. B. de. (Org.). Estado e o controle social no Brasil. Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 15-36.
LIMA, A. B. O conselho municipal de educação no Brasil e a qualidade social (e política) referenciada. Revista Educere Et Educare, v. 13. n. 27, jan./ abr. 2018. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/17753/13143. Acesso em: 07 mar. 2019.
MORTATTI, M. E. V. Gestão democrática como um processo de educação para a cidadania. Orientadora: Prof. Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro. 2006. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP: USP, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-155119/publico/DissertacaoMariaEloisaMortatti.pdf. Acesso em: 19 fev. 2020.
PIRES, J. L. V. Reformas, educação escolar e competências. In: LIMA, A. B. de. (Org.). Estado e o controle social no Brasil. Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 61-79.
ROSA, W. B. da. Estilo de gestão em conselhos municipais e sua influência numa administração pública municipal: caso do conselho municipal de educação de Dom Pedrito-RS. Orientador: Prof Dr. Luis Roque Klering. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Rio Grande do Sul, Bagé, RS: UFRGS, 2001.
SAES, D. A. M. de. Cidadania e capitalismo: uma crítica à concepção liberal de cidadania. Crítica Marxista, Campinas, n. 16, p. 9 - 39. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo93artifo1.pdf. Acesso em: 10 out. 2019.
SANTIAGO, S. H. M.; LIMA, A. B. de. Reforma do Estado e controle avaliativo. In: LIMA, A. B. de. (Org.). Estado e o controle social no Brasil. Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 37-59.
SANTOS, P. E. dos. Institucionalização dos conselhos municipais de educação das capitais brasileiras: a luta por uma nova hegemonia política. Orientador: Prof. Dr. Nelson Cardoso Amaral. 2014. 269f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO: UFG, 2014. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3933. Acesso em: 19 fev. 2020.
TEIXEIRA, L. H. Conselhos municipais de educação: autonomia e democratização do ensino. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 691-708, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a09v34123.pdf. Acesso em: 10 out. 2019.
VALLE. B. de B. R. do. Controle social da educação: aspectos históricos e legais. In: SOUZA, D. B. (Org.). Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo: Xamã, 2008. p. 53-74.
VIEIRA, J. Q. de. O exercício da cidadania ativa e da gestão democrática participativa de políticas públicas no conselho de educação do município de Juazeiro do Norte-CE. Orientador: Prof. Dr. Clovis Gorczevski. 2017. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS: UNISC, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11624/1945. Acesso em: 19 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.