Perfil dos professores de artes plásticas ingressantes na rede municipal do Rio de Janeiro e seu olhar sobre sua inserção profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.14071

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de arte, Inserção profissional

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que investigou o processo de inserção profissional de professores de Artes Plásticas (nomenclatura oficial) na rede pública municipal do Rio de Janeiro, a partir de 2016. O diálogo teórico é feito principalmente com Hurberman (2000) e Marcelo Garcia (1999). Os instrumentos utilizados foram questionário e entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram 18 professores de Artes Plásticas ingressantes na rede entre os anos de 2016 e 2019. Foram tomadas para as análises as perspectivas dos próprios professores ingressantes. Os resultados indicam que os sujeitos são predominantemente mulheres jovens (20 a 40 anos), que possuem pós-graduação e que ingressaram com alguma experiência no magistério. As condições de trabalho dispararam como justificativa dos pensamentos de abandono da carreira. Foi notado que o apoio da direção e coordenação da escola ou a falta dele se mostrou fator preponderante na qualidade da inserção e desenvolvimento profissional dos docentes ingressantes. Observou-se ainda que, na busca por apoio, a maioria dos ingressantes recorre a professores conhecidos de Artes Plásticas que também sejam da rede para aliviar suas preocupações e angústias e compartilhar práticas.

 

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Biografia do Autor

Thaís Spínola Afonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Professora Associada da Faculdade de Educação, Departamento de Didática. Doutorado em Educação (PUC-Rio).

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

AFONSECA, T. S.; NASCIMENTO, M. das G. C. de A. Perfil dos professores de artes plásticas ingressantes na rede municipal do Rio de Janeiro e seu olhar sobre sua inserção profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1898–1913, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.14071. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14071. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos