Formação inicial de pedagogos e o uso das tecnologias digitais
Uma análise dos cursos de graduação de universidades públicas paulistas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16207Palavras-chave:
Tecnologias digitais, TDIC, Formação inicial docente, Pedagogia, CurrículoResumo
Este artigo objetiva identificar os conhecimentos sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial de pedagogos. Os dados da pesquisa documental foram coletados em universidades públicas estaduais e federais paulistas, particularmente, as que ofertam cursos de graduação em pedagogia na modalidade presencial. Foram analisados documentos que contextualizam o cenário legal sobre formação docente e os projetos pedagógicos dos cursos selecionados, incluindo sua estrutura curricular e planos de ensino das disciplinas que discutem as TDIC. A análise documental ancora-se na abordagem qualitativa e nos princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados apontam a necessidade de atualizações curriculares, o que colabora para colocar a temática em perspectiva e no centro de debates educacionais sobre formação de professores.
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