Desafios do regime de Progressão Continuada na Rede Estadual Paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16593

Palavras-chave:

Políticas Públicas em Educação, Avaliação da Educação, Qualidade da Educação, Ensino Fundamental, Progressão Continuada

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir o regime de Progressão Continuada na rede pública estadual paulista, por meio de investigação qualitativa, levantamento bibliográfico e documental. Abrangendo 44 documentos de 1995 a 2017, destacaram-se: o Projeto de Lei 251/2007, que dispôs sobre o fim da Progressão Continuada no estado de SP; a Lei Complementar 41/2008, que instituiu a Bonificação por Resultados (BR) e o Projeto de Lei 857/2015, que propôs o fim da “Aprovação Automática”. A análise de dados quantitativos do IBGE demonstrou que houve um aumento no índice de reprovação escolar entre 1999 e 2016, invalidando a afirmação de que o regime de Progressão Continuada teria se convertido na prática da Promoção Automática. Já a ausência de participação na discussão da proposta, formação continuada para os docentes, investimento em materiais adequados, discussões sobre a política nos cursos de formação inicial de professores etc., prejudicaram a concretização da política educacional.

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Biografia do Autor

Aline Barbosa, Universidade Estadual Paulista

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Regiane Bertagna, Universidade Estadual Paulista

Docente no Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

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Publicado

30/09/2023

Como Citar

BARBOSA, A. C.; BERTAGNA, R. H. Desafios do regime de Progressão Continuada na Rede Estadual Paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023087, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16593. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16593. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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