Aspectos iniciais da implementação do Novo Ensino Médio no estado de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16620

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Implementação, Mato Grosso

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender como se desenvolve a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Estado do Mato Grosso (MT), segundo características vigentes em 2020. A implementação do NEM envolve regras, relações federativas e entre atores burocráticos, que são analisadas a partir de referenciais da Ciência Política, notadamente do binômio ambiguidade-conflito (MATLAND, 1995) e da visão de política pública como processo incremental (LINDBLOM, 1979). O estudo observou que a implementação do NEM tem dois resultados marcantes i. realiza-se em um contexto de natureza experimental, propiciado pela ambiguidade das regras, que permitem interpretações diferentes, e pelo baixo questionamento dos atores estaduais sobre a necessidade da reforma; e ii. acontece de forma pontual, priorizando a expansão de iniciativas em curso e aderentes às propostas do Ministério da Educação – MEC. Nesse sentido, em MT, o NEM foi marcado por ações prévias que aconteceram por indução e incentivo do Governo Federal.

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Biografia do Autor

Alicia Bonamino, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora Associada. Doutorado em Educação (PUC-Rio).

Nathacha Monteiro Ferreira, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Mestrado em Educação.

Naira Muylaert, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutorado em Educação (PUC-Rio).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

BONAMINO, A.; FERREIRA, N. M.; MUYLAERT, N. Aspectos iniciais da implementação do Novo Ensino Médio no estado de Mato Grosso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2254–2272, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16620. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16620. Acesso em: 12 dez. 2024.

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