Interações entre professor, profissional de apoio escolar e aluno com deficiência intelectual

Reflexões sobre a prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17714

Palavras-chave:

Professor, Profissional de apoio escolar, Deficiência intelectual, Interações

Resumo

Este artigo originou-se de uma pesquisa caracterizada como estudo de caso, locada em uma rede municipal de ensino do interior do estado de São Paulo, desenvolvida em nível de Mestrado na área da Educação. Buscou-se compreender as interações entre professor regente e profissional de apoio escolar do aluno com deficiência intelectual, objetivando identificar como ambos os profissionais descrevem seus papéis e como se relacionam para consolidar o aprendizado do aluno. A pesquisa foi desenvolvida entre 2020 e 2021, com dados coletados através de questionários respondidos remotamente. Os resultados foram analisados de forma qualitativa, contendo relevantes informações do professor sobre sua prática docente e do profissional de apoio escolar sobre sua atuação, indicando dificuldades e fatores que auxiliaram no direcionamento de formações mais específicas sobre uma coparticipação dos profissionais em benefício das necessidades educacionais de alunos com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

Mônica Menin Martins, Universidade de Araraquara

Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.

Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone, Universidade de Araraquara

Docente no Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação. Doutorado em Educação Escolar (UNESP/FCLAr).

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Publicado

07/12/2023

Como Citar

MARTINS, M. M.; DRAGONE, M. L. O. S. Interações entre professor, profissional de apoio escolar e aluno com deficiência intelectual: Reflexões sobre a prática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023120, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17714. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17714. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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