Avaliação dos pós-graduandos sobre o programa de aperfeiçoamento de ensino no período de 2020 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18349

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Formação docente, Ensino Superior, Avaliação, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no Brasil sobre a formação docente promovida no período de 2020 a 2021. O instrumento utilizado para obtenção dos dados se constituiu de questionários eletrônicos com questões objetivas e dissertativas aplicados semestralmente aos estagiários do Programa. Realizou-se a análise temática proposta por Braun e Clarke. O total de respondentes foi de 144 pós-graduandos. O período pesquisado foi perpassado pela pandemia da COVID-19 e pode-se dizer que a necessidade de adaptação e inovação às novas tecnologias de ensino remoto trouxe avanços no processo de formação docente. Destacou-se ainda que os estagiários puderam vivenciar, em sua formação, as cinco dimensões da docência, o que foi avaliado como uma experiência muito satisfatória.

 

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Biografia do Autor

Marina Marques , Universidade de São Paulo

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem.

Mônica Mitsue Nakano , Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica.

Maraina Gomes Pires Fernandes Dias, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica.

Débora Tatiane Góes Silva , Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica.

Luciane Sá de Andrade , Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.

Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves , Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.

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Publicado

05/04/2024

Como Citar

MARQUES , M.; NAKANO , M. M.; DIAS, M. G. P. F.; SILVA , D. T. G.; ANDRADE , L. S. de; GONÇALVES , M. F. C. Avaliação dos pós-graduandos sobre o programa de aperfeiçoamento de ensino no período de 2020 a 2021. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024047, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18349. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18349. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas

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