Avaliação dos pós-graduandos sobre o programa de aperfeiçoamento de ensino no período de 2020 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18349

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Formação docente, Ensino Superior, Avaliação, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no Brasil sobre a formação docente promovida no período de 2020 a 2021. O instrumento utilizado para obtenção dos dados se constituiu de questionários eletrônicos com questões objetivas e dissertativas aplicados semestralmente aos estagiários do Programa. Realizou-se a análise temática proposta por Braun e Clarke. O total de respondentes foi de 144 pós-graduandos. O período pesquisado foi perpassado pela pandemia da COVID-19 e pode-se dizer que a necessidade de adaptação e inovação às novas tecnologias de ensino remoto trouxe avanços no processo de formação docente. Destacou-se ainda que os estagiários puderam vivenciar, em sua formação, as cinco dimensões da docência, o que foi avaliado como uma experiência muito satisfatória.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Marques , Universidade de São Paulo

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem.

Mônica Mitsue Nakano , Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica.

Maraina Gomes Pires Fernandes Dias, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica.

Débora Tatiane Góes Silva , Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica.

Luciane Sá de Andrade , Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.

Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves , Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.

Referências

ALMEIDA, D. C. N. S. et al. Um diálogo com o aluno na avaliação da educação a distância. RECITE, Rio Comprido, RJ, v. 6, n. 1, p. 79-99, 2021. DOI: 10.17648/2596-058X-recite-v6n1-6. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/200. Acesso em: 03 jul. 2023.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República Federativa do Brasil, 2016. Senado Federal. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.

BRASIL. Lei. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qual. Res. Psychol., Londres, Inglaterra, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI: 10.1191/1478088706qp063oa. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 03 jul. 2023.

CUNHA, M. I. A docência como ação complexa. In: CUNHA, M. I. (org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Editora Junqueira & Marin, 2010, p. 19-34.

CUNHA, M. I. Pressupostos do desenvolvimento profissional docente e o assessoramento pedagógico na universidade em exame. In: CUNHA, M. I. (org.). Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as acessórias pedagógicas universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. 1. ed. Araraquara, SP: Editora Junqueira & Marin, 2016. p. 27-58.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREITAS, D. A. et al. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface – Comunic., Saúde, Educ., v. 20, n. 57, p. 437-448, 2016. DOI: 10.1590/1807-57622014.1177. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/SgvYjZrHVm94nXfkqrn6JRM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.

FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Ofício Circular no 28/99/PR/CAPES. Brasília, DF: CAPES, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Metodologias ativas: a quem servem? nos servem? In: LIBÂNEO, J. C. et al. (org.). Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais. Goiânia: Cegraf UFG, 2022.

MOITA, F. M. G. S. C.; ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev. Bras. de Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 269-280, 2009. DOI: 10.1590/S1413-24782009000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gmGjD689HxfJhy5bgykz6qr/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.

PALMEIRA, R. L.; SILVA, A. A. R.; RIBEIRO, W. L. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior. HOLOS, [S. l.], v. 5, p. 1–13, 2020. DOI: 10.15628/holos.2020.10810. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810. Acesso em: 3 jul. 2023.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividades docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RIVAS, N. P. P. et al. O programa de aperfeiçoamento de ensino da Universidade de São Paulo: desafios e contribuições para a formação docente. In: CORRÊA, A. K.; SOUZA, M. C. B. M. (org.). Formação de professores em debate: educação superior, educação profissional e licenciatura em enfermagem. 1. ed. Curitiba: CRV, v. 1, 2016. p. 113-130.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020. p. 9-31.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Portaria GR no 2794, de 19 de novembro de 1992. Institui o Programa de Iniciação ao Ensino Superior. São Paulo, 1992. Disponível em: https://leginf.usp.br/?portaria=portaria-gr-no-2794-de-19-de-novembro-de-1992. Acesso em: 03 jun. 2023.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Programa de Aperfeiçoamento de ensino: Diretrizes, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.prpg.usp.br/attachments/article/631/Diretrizes%20PAE%20-%2029_05_2019.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Programa de Aperfeiçoamento de ensino: Disciplinas credenciadas, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.prpg.usp.br/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/disciplinas-credenciadas. Acesso em: 30 nov. 2023.

Publicado

05/04/2024

Como Citar

MARQUES , M.; NAKANO , M. M.; DIAS, M. G. P. F.; SILVA , D. T. G.; ANDRADE , L. S. de; GONÇALVES , M. F. C. Avaliação dos pós-graduandos sobre o programa de aperfeiçoamento de ensino no período de 2020 a 2021. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024047, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18349. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18349. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.