Acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva: um estudo bibliométrico

Autores

  • Camila Dias de Oliveira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.8194

Palavras-chave:

Acessibilidade. Tecnologia assistiva. Inclusão. Educação. Pessoas com deficiência.

Resumo

Este estudo busca investigar como a temática acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva vem sendo trabalhada nas pesquisas científicas da área de educação. Com o objetivo de responder a seguinte questão: quão representativa é a produção científica realizada sobre essa temática? Consideramos a pesquisa bibliométrica uma metodologia adequada para o estudo e utilizamos a base de teses da área de Educação, estruturada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte). Ao final foi possível concluir que, apesar de os temas serem essenciais ao campo de conhecimento educacional, poucos são os pesquisadores que tratam do assunto, principalmente no que diz respeito ao uso de recursos de tecnologia assistiva nas escolas ou na perspectiva da acessibilidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Dias de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor do Departamento de Educação da UFSCar, gestor em Educação a Distância e líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

Downloads

Publicado

20/10/2016

Como Citar

OLIVEIRA, C. D. de; MILL, D. Acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva: um estudo bibliométrico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1169–1183, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.8194. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8194. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.