Reflexões sobre educação na contemporaneidade: certezas, (in)certezas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8871Palavras-chave:
Políticas públicas de Educação. Contemporaneidade. Perspectiva crítica. Formação inicial e continuada de professores.Resumo
Este trabalho busca fazer uma reflexão sobre o significado da educação diante das certezas e in(certezas), frente aos desafios na formação de professores na contemporaneidade. Embasados em referenciais teóricos na perspectiva crítica buscamos por meio da reflexão elementos para uma maior compreensão do mundo em que vivemos e em que nos propomos a educar pessoas. Procuramos pensar o que está ocorrendo nas correntes subterrâneas da história, uma vez que pensar a educação e formação de professores, numa perspectiva ampla, deve ser levado em conta que estes são os formadores do nosso povo. Propõe-se, portanto, tencionar o educar hoje a partir de uma racionalidade que vá além da razão instrumental, tendo por base a educação e valores que permeiam o mundo contemporâneo. Diante da complexidade dos processos educacionais, torna-se fundamental a compreensão dos processos de formação inicial e continuada de professores, a partir de uma análise de novas perspectivas de racionalidade possível, levando-se em consideração a totalidade do processo, o contexto histórico e social em que ocorrem. Sobretudo, as contradições que podem ser percebidas, em termos de racionalidade, na implementação das políticas públicas de educação, podem trazer importantes contribuições para a superação das limitações que têm cerceado importantes projetos que caminham em outra perspectiva, ou seja, além da racionalidade instrumental.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Lo que queda de Auschwitz. Barcelona: Pré-textos, 2010.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva: 2005a.
BÁRCENA, Fernando; MÈLICH, Joan-Charles. La Educación como acontecimento ético Natalidad, Narración y Hospitalidad. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2014.
BARRETO, Elba siqueira de Sá. Políticas de formação docente para educação básica no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. Rio de Janeiro, ANPED, v 20, n.62, jul-set.2015, p. 679 a 701.
BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Teorias Educacionais: uma análise do discurso sobre educação. Educação &Soceidade. Universidade Estadual de Campinas, ano XXI, n 73, dezembro/00, p. 182 a 205.
FIORI, Ernani Maria. Educação e Política. Porto Alegre: LPM, 1991.
GÁSCON, Augustín de laHerrán; SANCHEZ, Isabel González. El ego docente, puntociego de laenseñanza, eldesarollloprofesional y laformacióndelprofesorado. Madrid: Editorial Universitas, 2002.
GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo Contemporâneo. Educação & Sociedade. Universidade Estadual de Campinas, v 26, n 92, especial, outubro de 2005, p. 983 a 1011.
HELLER, Agnes. O Cotidiano e a história. (Alltag und Geschichte zur sozialistischen Gesellschaftslehre – 1970) Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
MATE, Reyes. La Herenciadelolvido.Madrid: errata naturae, 2009.
RICCI, Rudá. O perfil do educador para o século XXI: de boi de coice a boi de cambão. Educação & Sociedade. Universidade Estadual de Campinas, ano XX, n60, abril/1999, p. 143 a 178.
SCHEIBE, Leda. Políticas públicas de formação docente: Atuais determinações. IN: SILVA, Neide Melo de Aguiar; RAUSCH, Rita Buzzi (Orgs.) Formação de professores:políticas, gestão e práticas. Blumenau: Edifurb, 2010.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Título do original: Filosofia de La Praxis. Tradução: Luiz Fernando Cardoso. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.