Formação e atuação no currículo cultural da Educação Física: fios que se entrelaçam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.10888

Palavras-chave:

Formação de professores, Currículo, Educação Física, Cultura

Resumo

Tomamos por objetivo do presente estudo analisar como um professor de Educação Física que participou dos cursos de formação oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no período de 2006 a 2012, significa sua prática pedagógica. Para tanto, realizamos uma etnografia das aulas, recorrendo à observação, entrevistas e análise de documentos. Concluímos que a produção curricular no contexto da escola deu-se, em grande medida, pelo entrelaçamento de significados. Alinhado aos pressupostos do currículo cultural de Educação Física e à política municipal de formação contínua, o educador desenvolveu atividades de ensino consonantes à proposta oficial, estabelecendo um diálogo profícuo entre o repertório dos alunos e os significados atribuídos às práticas corporais tematizadas.

Biografia do Autor

Maria Emilia de Lima, Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP

Supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Doutora em Educação.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisona pesquisas de pós-doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, é coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br) Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores e Teorias pós-críticas.

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

DE LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. Formação e atuação no currículo cultural da Educação Física: fios que se entrelaçam. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 208–221, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i1.10888. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10888. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos