Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum

José Adnilton de Oliveira Ferreira, Relma Urel Carbone Carneiro

Resumo


Este estudo discutiu como se dá o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar em uma escola da rede privada de Araraquara SP, que atende alunos do ensino fundamental II. Realizou-se uma pesquisa de campo com uma abordagem de estudo de caso, a partir da seguinte questão problema: Como se dá o trabalho pedagógico com alunos (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar? O lócus da pesquisa foi uma Escola particular, que oferta anos finais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados foram realizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da referida pesquisa foram (07) professores (as) do ensino fundamental II e a coordenadora pedagógica. Os dados coletados foram analisados a partir da definição inicial das seguintes categorias: trabalho pedagógico e inclusão escolar, assim como outras categorias de análise que emergiram do referencial teórico adotado na pesquisa. Objetivou-se como resultado deste estudo trazer contribuições teóricas e práticas significativas para o trabalho pedagógico no processo de inclusão escolar dos alunos (PAEE) em sala de aula comum no ensino fundamental II.

Palavras-chave


Inclusão escolar; Trabalho pedagógico; Educação especial

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p969-985



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Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

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