Aprendizagens em educação a distância

Percepções de alunos do 4º ano de escolaridade português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.15963

Palavras-chave:

Covid-19, Aprendizagem a distância, Percepções, Alunos

Resumo

Com a pandemia da Covid-19, a aprendizagem passou a realizar-se a distância. Daí questionarmos as percepções de alunos do 4º ano de escolaridade português sobre essa aprendizagem, no que diz respeito aos recursos tecnológicos e aos tipos de tarefas realizados, à ajuda proporcionada aos alunos, aos obstáculos surgidos e aos aspectos positivos e negativos da aprendizagem a distância. Foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa com a administração de um questionário com questões abertas a três turmas daquele ano de escolaridade de três escolas do norte de Portugal. Os resultados obtidos permitiram verificar que foram várias as ferramentas tecnológicas usadas para a aprendizagem a distância, quer para as aulas síncronas quer para a realização das tarefas escolares. Já a falta de socialização com os colegas, os problemas de funcionamento dos recursos tecnológicos, a sobrecarga de trabalho e a ansiedade dos alunos foram os aspectos mais negativos apontados por eles mesmos.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Ferreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professora Auxiliar de Educação. Doutorado em Educação (UTAD).

Ana Maria Bastos, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professora no Departamento de Educação e Psicologia. Doutorado em Educação (UTAD).

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Publicado

01/01/2023

Como Citar

FERREIRA, C. A.; BASTOS, A. M. Aprendizagens em educação a distância: Percepções de alunos do 4º ano de escolaridade português. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023009, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.15963. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15963. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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