O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE COARI-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18891

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino remoto emergencial, Tecnologias digitais, Estratégias pedagógicas

Resumo

Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa realizada em Coari, no interior do Amazonas. Teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na disciplina de Biologia durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19 em escolas da rede estadual de ensino. Foram entrevistados sete docentes de que ministraram a disciplina de Biologia no período de 2020 e 2021. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, através de entrevista semiestruturada. A partir da análise dos dados observou-se as dificuldades dos educadores quanto ao uso das TDIC e os desafios de incorporá-las a sua prática pedagógica no período pandêmico. Além disso, a falta de formação adequada para o uso dessas ferramentas nos leva a refletir sobre o legado que esse momento de crise nos deixou.

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Biografia do Autor

Rayla Beatriz da Silva Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá – AM – Brasil.

Licenciada em Ciências: Biologia e Química, professora da SEDUC do município de COARI-AM, Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH).

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá – AM – Brasil.

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (UFAM).

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

SANTOS, R. B. da S.; LIMA, R. A. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE COARI-AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024124, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18891. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18891. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

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