O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE COARI-AM
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18891Palavras-chave:
Covid-19, Ensino remoto emergencial, Tecnologias digitais, Estratégias pedagógicasResumo
Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa realizada em Coari, no interior do Amazonas. Teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na disciplina de Biologia durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19 em escolas da rede estadual de ensino. Foram entrevistados sete docentes de que ministraram a disciplina de Biologia no período de 2020 e 2021. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, através de entrevista semiestruturada. A partir da análise dos dados observou-se as dificuldades dos educadores quanto ao uso das TDIC e os desafios de incorporá-las a sua prática pedagógica no período pandêmico. Além disso, a falta de formação adequada para o uso dessas ferramentas nos leva a refletir sobre o legado que esse momento de crise nos deixou.
Downloads
Referências
ANDRADE, A. N.; MEDEIROS, J. C.; LOBO, H. B.; GOMES, S. M. de M.; COSTA JUNIOR, W. R.; GONÇALVES, C. B.; BAPTAGLIN, L A. Discentes e docentes com-TD: desafios e perspectivas na educação na/da Amazônia brasileira em tempos de Covid-19. In: ZAIONZ, R. Práticas pedagógicas em tempos de pandemia: reflexões, desafios e possibilidades. Curitiba: Bagai, 2021. p. 50-64.
ANDRADE, A. N.; NEGRÃO, F. C.; VILAÇA, A. L. A. O ensino remoto emergencial no Amazonas nas lentes dos professores: inclusão ou exclusão? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Campina Grande, PB. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande, PB: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80741. Acesso em: 14 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. MEC autoriza ensino a distância em cursos presenciais. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=86441. Acesso em: 13 set. 2020.
CARVALHO, L. C. M.; LIMA, R. A. Em tempos de pandemia: articulando possibilidades teórico-metodológicas na pesquisa com professores de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Amazonas. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação-REASE, Araraquara, v. 8, n. 2, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6214/2382. Acesso em: 20 dez. 2023.
COSTA, J. P. C. S. Análises e percepções no ensino de ciências naturais através do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no município de Humaitá-AM. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM, 2022.
CRESWELL, J. W.; CRESWLL, J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021. 234 p.
ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO AMAZONAS. Disponível em: http://www.sepror.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/Lei-de-n.-1762-Estatuto.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.
FERRAZ, T. P. S; NASCIMENTO, M. S.; DE OLIVEIRA, F. A. C. Ensino remoto emergencial no Amazonas: possibilidades e desafios acerca da prática pedagógica de professores de uma escola de tempo integral na cidade de Manaus-AM. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 1, e22912139359, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39359. Acesso em: 14 dez. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GUIMARÃES, R. C.; SILVA, M. R. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Brasil apresenta desigualdade social evidenciada pela pandemia de Covid-19. Ar@cne. Revista Eletrônica de Recursos da Internet em Geografia e Ciências Sociais, [S. l.], v. 26, n. 270, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/aracne/article/view/38455. Acesso em: 14 dez. 2023.
JASKIW, E. F. B.; LOPES, C. V. G. A pandemia, as TDIC e ensino remoto na educação básica: desafios para as mulheres que são mães e professoras. SCIAS-Educação, Comunicação e Tecnologia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 231-250, 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/5033. Acesso em: 10 dez. 2022.
MAGNO, D. V.; YAMAGUCHI, K. K.; GUILHERME, A. P. Um panorama sobre o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia na cidade de Codajás, interior do Amazonas, na percepção de discentes da Educação Básica. Revista Insignare Scientia-RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 122-137, 2023. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13183. Acesso em: 14 dez. 2023.
MATTOS, E. A.; SILVA, J. P. A. da; RABELLO, P. I. R.; QUEIROZ, D. de M.; Nascimento, W. E. As professoras de ciências naturais e o ensino remoto na pandemia de COVID-19. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 105-118, 2020. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=as+professoras+de+ciencias+naturais+e+o+ensino+remoto+na+pandemia&btnG=. Acesso em: 14 dez. 2023.
MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica Em Ciências Sociais. [S. l.]: Editora Atlas SA, 2000.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2010.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 nov. 2022.
NEGRÃO, F. da C.; MORHY, P. E. D.; ANDRADE, A. N. de; REIS, D. A. dos. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. REAMEC–Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/journal/437/4373200010/. Acesso em: 14 dez. 2023.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, [S. l.], v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt. Acesso em: 14 dez. 2023.
RIBEIRO, P.; SILVA, M. H. O uso de metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: levantamento com professores da cidade de Dom Pedrito-RS. Refletindo a Educação, [S. l.], v. 1, p. 73, 2022. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=o+uso+de+metodologias+ativas+e+tecnologias+digitais+no+ensino+remoto+durante+a+pandemia+de+covid-19%3A+levantamento&btnG=&oq=o+uso+de+metodologias+ativas+e+tecnologias+digitais+no+ensino+remoto+durante+a+pandemia+de+covid-19%3A+levanta. Acesso em: 14 dez. 2023.
SANTOS, E. R.; RECK, J.; SANTOS, R.B. COVID-19: o ensino EaD e as novas tecnologias no contexto das escolas públicas de Goiás. In: OLIVEIRA, L. R. (org.) Educação dilemas contemporâneos. Nova Xavantina, MT: Pantanal, 2021. DOI: 10.46420/9786588319598.
SANTOS, E. C.; LACERDA-JUNIOR, J. C. Os desafios da docência na Educação Básica durante a pandemia de COVID-19 na cidade de Lábrea, Amazonas, Brasil. Actualidades Investigativas en Educación, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 225-245, 2022. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-47032022000300225. Acesso em: 14 dez. 2023.
SANTOS, R. B. S.; CAVALCANTE, F. S.; LIMA, R. A. Os desafios e as contribuições das TDICs para o ensino no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1215-1231, 2023. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=os+desafios+e+as+contribui%C3%A7%C3%B5es+das+TDICs+para+o+ensino+no+contexto+da+pandemia+de+covid-19&btnG=. Acesso em: 14 dez. 2023.
SILVA, I. R.; SILVA, C. R. O projeto ‘Aulas em Casa’e a educação remota durante a pandemia do COVID-19: análise da experiência do estado do Amazonas. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 25-34, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2220. Acesso em: 14 dez. 2023.
SILVA, A. J. de J.; PEREIRA LOPES, A.; DA SILVA, A. T. O.; MAURÍCIO, A. da C.; DA SILVA SANTANA, F. F.; SILVA, C. M.; DOS SANTOS, G. G.; LOURENÇO, I. R. Tempos de pandemia: efeitos do ensino remoto nas aulas de química do ensino médio em uma Escola Pública de Benjamin Constant, Amazonas, Brasil. Journal of Education Science and Health, [S. l.], v. 1, n. 3, 2021. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/jesh/index. Acesso em: 14 dez. 2023.
SILVA, C. F.; BISSOLI, M. de F.; SILVA, C. O. da; SANTOS, M. F. dos. Governança educacional em cenário pandêmico: mapeamento das ações públicas no estado do Amazonas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 119, e0233887, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/cPPRKfdCCqFdH9LwTrczWVs/. Acesso em: 14 dez. 2023.
YAMAGUCHI, H. K. L.; YAMAGUCHI, K. K. L. Desafios e avanços educacionais do ensino remoto aulas não presenciais: Um panorama dos desafios da educação tecnológica em tempo de pandemia do Covid-19 no interior do Amazonas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, [S. I.], v. 6, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1461. Acesso em: 14 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rayla Beatriz da Silva Santos, Renato Abreu Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.