O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE COARI-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18891

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino remoto emergencial, Tecnologias digitais, Estratégias pedagógicas

Resumo

Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa realizada em Coari, no interior do Amazonas. Teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na disciplina de Biologia durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19 em escolas da rede estadual de ensino. Foram entrevistados sete docentes de que ministraram a disciplina de Biologia no período de 2020 e 2021. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, através de entrevista semiestruturada. A partir da análise dos dados observou-se as dificuldades dos educadores quanto ao uso das TDIC e os desafios de incorporá-las a sua prática pedagógica no período pandêmico. Além disso, a falta de formação adequada para o uso dessas ferramentas nos leva a refletir sobre o legado que esse momento de crise nos deixou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayla Beatriz da Silva Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá – AM – Brasil.

Licenciada em Ciências: Biologia e Química, professora da SEDUC do município de COARI-AM, Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH).

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá – AM – Brasil.

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (UFAM).

Referências

ANDRADE, A. N.; MEDEIROS, J. C.; LOBO, H. B.; GOMES, S. M. de M.; COSTA JUNIOR, W. R.; GONÇALVES, C. B.; BAPTAGLIN, L A. Discentes e docentes com-TD: desafios e perspectivas na educação na/da Amazônia brasileira em tempos de Covid-19. In: ZAIONZ, R. Práticas pedagógicas em tempos de pandemia: reflexões, desafios e possibilidades. Curitiba: Bagai, 2021. p. 50-64.

ANDRADE, A. N.; NEGRÃO, F. C.; VILAÇA, A. L. A. O ensino remoto emergencial no Amazonas nas lentes dos professores: inclusão ou exclusão? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Campina Grande, PB. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande, PB: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80741. Acesso em: 14 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. MEC autoriza ensino a distância em cursos presenciais. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=86441. Acesso em: 13 set. 2020.

CARVALHO, L. C. M.; LIMA, R. A. Em tempos de pandemia: articulando possibilidades teórico-metodológicas na pesquisa com professores de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Amazonas. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação-REASE, Araraquara, v. 8, n. 2, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6214/2382. Acesso em: 20 dez. 2023.

COSTA, J. P. C. S. Análises e percepções no ensino de ciências naturais através do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no município de Humaitá-AM. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM, 2022.

CRESWELL, J. W.; CRESWLL, J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021. 234 p.

ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO AMAZONAS. Disponível em: http://www.sepror.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/Lei-de-n.-1762-Estatuto.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.

FERRAZ, T. P. S; NASCIMENTO, M. S.; DE OLIVEIRA, F. A. C. Ensino remoto emergencial no Amazonas: possibilidades e desafios acerca da prática pedagógica de professores de uma escola de tempo integral na cidade de Manaus-AM. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 1, e22912139359, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39359. Acesso em: 14 dez. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GUIMARÃES, R. C.; SILVA, M. R. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Brasil apresenta desigualdade social evidenciada pela pandemia de Covid-19. Ar@cne. Revista Eletrônica de Recursos da Internet em Geografia e Ciências Sociais, [S. l.], v. 26, n. 270, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/aracne/article/view/38455. Acesso em: 14 dez. 2023.

JASKIW, E. F. B.; LOPES, C. V. G. A pandemia, as TDIC e ensino remoto na educação básica: desafios para as mulheres que são mães e professoras. SCIAS-Educação, Comunicação e Tecnologia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 231-250, 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/5033. Acesso em: 10 dez. 2022.

MAGNO, D. V.; YAMAGUCHI, K. K.; GUILHERME, A. P. Um panorama sobre o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia na cidade de Codajás, interior do Amazonas, na percepção de discentes da Educação Básica. Revista Insignare Scientia-RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 122-137, 2023. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13183. Acesso em: 14 dez. 2023.

MATTOS, E. A.; SILVA, J. P. A. da; RABELLO, P. I. R.; QUEIROZ, D. de M.; Nascimento, W. E. As professoras de ciências naturais e o ensino remoto na pandemia de COVID-19. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 105-118, 2020. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=as+professoras+de+ciencias+naturais+e+o+ensino+remoto+na+pandemia&btnG=. Acesso em: 14 dez. 2023.

MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica Em Ciências Sociais. [S. l.]: Editora Atlas SA, 2000.

MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2010.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 nov. 2022.

NEGRÃO, F. da C.; MORHY, P. E. D.; ANDRADE, A. N. de; REIS, D. A. dos. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. REAMEC–Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/journal/437/4373200010/. Acesso em: 14 dez. 2023.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, [S. l.], v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt. Acesso em: 14 dez. 2023.

RIBEIRO, P.; SILVA, M. H. O uso de metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: levantamento com professores da cidade de Dom Pedrito-RS. Refletindo a Educação, [S. l.], v. 1, p. 73, 2022. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=o+uso+de+metodologias+ativas+e+tecnologias+digitais+no+ensino+remoto+durante+a+pandemia+de+covid-19%3A+levantamento&btnG=&oq=o+uso+de+metodologias+ativas+e+tecnologias+digitais+no+ensino+remoto+durante+a+pandemia+de+covid-19%3A+levanta. Acesso em: 14 dez. 2023.

SANTOS, E. R.; RECK, J.; SANTOS, R.B. COVID-19: o ensino EaD e as novas tecnologias no contexto das escolas públicas de Goiás. In: OLIVEIRA, L. R. (org.) Educação dilemas contemporâneos. Nova Xavantina, MT: Pantanal, 2021. DOI: 10.46420/9786588319598.

SANTOS, E. C.; LACERDA-JUNIOR, J. C. Os desafios da docência na Educação Básica durante a pandemia de COVID-19 na cidade de Lábrea, Amazonas, Brasil. Actualidades Investigativas en Educación, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 225-245, 2022. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-47032022000300225. Acesso em: 14 dez. 2023.

SANTOS, R. B. S.; CAVALCANTE, F. S.; LIMA, R. A. Os desafios e as contribuições das TDICs para o ensino no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1215-1231, 2023. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=os+desafios+e+as+contribui%C3%A7%C3%B5es+das+TDICs+para+o+ensino+no+contexto+da+pandemia+de+covid-19&btnG=. Acesso em: 14 dez. 2023.

SILVA, I. R.; SILVA, C. R. O projeto ‘Aulas em Casa’e a educação remota durante a pandemia do COVID-19: análise da experiência do estado do Amazonas. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 25-34, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2220. Acesso em: 14 dez. 2023.

SILVA, A. J. de J.; PEREIRA LOPES, A.; DA SILVA, A. T. O.; MAURÍCIO, A. da C.; DA SILVA SANTANA, F. F.; SILVA, C. M.; DOS SANTOS, G. G.; LOURENÇO, I. R. Tempos de pandemia: efeitos do ensino remoto nas aulas de química do ensino médio em uma Escola Pública de Benjamin Constant, Amazonas, Brasil. Journal of Education Science and Health, [S. l.], v. 1, n. 3, 2021. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/jesh/index. Acesso em: 14 dez. 2023.

SILVA, C. F.; BISSOLI, M. de F.; SILVA, C. O. da; SANTOS, M. F. dos. Governança educacional em cenário pandêmico: mapeamento das ações públicas no estado do Amazonas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 119, e0233887, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/cPPRKfdCCqFdH9LwTrczWVs/. Acesso em: 14 dez. 2023.

YAMAGUCHI, H. K. L.; YAMAGUCHI, K. K. L. Desafios e avanços educacionais do ensino remoto aulas não presenciais: Um panorama dos desafios da educação tecnológica em tempo de pandemia do Covid-19 no interior do Amazonas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, [S. I.], v. 6, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1461. Acesso em: 14 dez. 2023.

Publicado

25/10/2024

Como Citar

SANTOS, R. B. da S.; LIMA, R. A. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE COARI-AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024124, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18891. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18891. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.