Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva de 2008: quais origens e quais trajetórias?

Gilvane Belem Correia, Claudio Roberto Baptista

Resumo


O artigo tem como objetivo a análise da política de educação especial brasileira na última década, considerando os pressupostos implicados em sua formulação e sua relação com as diretrizes definidas pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU em 2006. O estudo foi realizado por meio da análise documental que teve como base as atas dessa convenção, os documentos normativos da educação brasileira e estudos acadêmicos sobre o tema. Discutem-se temas como o direito à educação, a acessibilidade e a afirmação da perspectiva inclusiva. São indicadas as iniciativas que buscam dar operacionalidade às mudanças na educação brasileira, além dos avanços e dos desafios em termo do trabalho que se mostra como um processo de elevada complexidade.


Palavras-chave


Educação especial; Educação inclusiva; Políticas educacionais.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11905



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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