Coordenadores pedagógicos: trajetória, competências e responsabilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13983

Palavras-chave:

Coordenação, Professores, Escola

Resumo

Este artigo de cunho bibliográfico possui como objetivo analisar como acontece o trabalho do coordenador pedagógico dentro da escola, desde seu surgimento até os dias de hoje. Percebe-se com a pesquisa que ser coordenador pedagógico requer, além de formação acadêmica, uma série de outros atributos, como por exemplo ser mediador, incentivador, problematizador, colaborador, entre outros. É importante que ele planeje e priorize suas ações enquanto formador e articulador do projeto político-pedagógico da escola para não se perder ao logo do caminho, estando apenas a serviço de urgências e emergências da escola. O estabelecimento de uma relação de confiança com os professores também é fundamental para que o trabalho pedagógico flua da melhor maneira possível, podendo resultar em uma educação de qualidade.

Downloads

Biografia do Autor

Angelica Annunciação da Silva, Secretaria Municipal de Educação (SME), São Paulo – SP

Coordenadora Pedagógica na Prefeitura Municipal de São Paulo. Mestrado em Ciências da Educação (UCP) – Paraguai.

Referências

ALMEIDA, L. R. Um dia na vida de um coordenador pedagógico de escola pública. In: PLACCO, V. N. S.; ALMEIDA, L. R. (Org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006.

ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

AMADO, C; GOUVEIA B. Coordenador pedagógico: função, rotina e prática. Palmeiras, BA: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 15 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2. versão. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017.

FERNANDES, M. J. S. O professor coordenador pedagógico e a fragilidade da carreira docente. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, p. 411-424, 2009. DOI: https://doi.org/10.18222/eae204420092037

LIMA, P. G; SANTOS, S. M. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere ET Educare, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 77-90, jul./dez. 2007. Disponível em: www.ufgd.edu.br/faed/nefope/publicacoes/ocoordenador-pedagogico-naeducacao-basica-desafios-e-perspectivas. Acesso em: 15 jun. 2020.

ORSOLON, L. A. M. O coordenador/ formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

SILVA, M. A. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas, SP: Fapesp, 2002.

SILVA, M. A. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cadernos CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, p. 283-301, dez. 2003. Acesso em: 01 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto políticopedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2007.

VENAS, R. F. A transformação da coordenação pedagógica ao longo das décadas de 1980 e 1990. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos […]. São Cristóvão, SE: EDUCON, set. 2012. Disponível em: educonse.com.br/2012/eixo_17/PDF/47.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.

Publicado

02/01/2021

Como Citar

SILVA, A. A. da. Coordenadores pedagógicos: trajetória, competências e responsabilidades. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 38–51, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13983. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13983. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.