Coordenadores pedagógicos: trajetória, competências e responsabilidades
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13983Palavras-chave:
Coordenação, Professores, EscolaResumo
Este artigo de cunho bibliográfico possui como objetivo analisar como acontece o trabalho do coordenador pedagógico dentro da escola, desde seu surgimento até os dias de hoje. Percebe-se com a pesquisa que ser coordenador pedagógico requer, além de formação acadêmica, uma série de outros atributos, como por exemplo ser mediador, incentivador, problematizador, colaborador, entre outros. É importante que ele planeje e priorize suas ações enquanto formador e articulador do projeto político-pedagógico da escola para não se perder ao logo do caminho, estando apenas a serviço de urgências e emergências da escola. O estabelecimento de uma relação de confiança com os professores também é fundamental para que o trabalho pedagógico flua da melhor maneira possível, podendo resultar em uma educação de qualidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. R. Um dia na vida de um coordenador pedagógico de escola pública. In: PLACCO, V. N. S.; ALMEIDA, L. R. (Org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2012.
ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006.
ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
AMADO, C; GOUVEIA B. Coordenador pedagógico: função, rotina e prática. Palmeiras, BA: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 15 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2. versão. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017.
FERNANDES, M. J. S. O professor coordenador pedagógico e a fragilidade da carreira docente. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, p. 411-424, 2009. DOI: https://doi.org/10.18222/eae204420092037
LIMA, P. G; SANTOS, S. M. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere ET Educare, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 77-90, jul./dez. 2007. Disponível em: www.ufgd.edu.br/faed/nefope/publicacoes/ocoordenador-pedagogico-naeducacao-basica-desafios-e-perspectivas. Acesso em: 15 jun. 2020.
ORSOLON, L. A. M. O coordenador/ formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2006.
SILVA, M. A. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas, SP: Fapesp, 2002.
SILVA, M. A. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cadernos CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, p. 283-301, dez. 2003. Acesso em: 01 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003
VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto políticopedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2007.
VENAS, R. F. A transformação da coordenação pedagógica ao longo das décadas de 1980 e 1990. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos […]. São Cristóvão, SE: EDUCON, set. 2012. Disponível em: educonse.com.br/2012/eixo_17/PDF/47.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.