Desenvolvimento de uma proposta curricular de ciências para os primeiros anos de escolaridade

Fundamentos, processo e produto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18275

Palavras-chave:

Ensino das Ciências, Ensino Primário, Currículo de Ciências

Resumo

As preocupações para a promoção da literacia científica para todos estão alinhadas com as recomendações internacionais de organizações como a ONU e OCDE. Diretrizes advogam um ensino das ciências contextualizado, sequencial e sistemático desde os primeiros anos de escolaridade. Em Portugal, o currículo de ciências do ensino primário (6-10 anos de idade) privilegia os conhecimentos em detrimento das capacidades e atitudes e valores e revela a ausência de orientações explícitas para o ensino das ciências o que motivou a sua reformulação. Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de uma proposta curricular para o ensino das ciências para os primeiros anos. Adotou-se a metodologia EDR e através da análise comparativa do atual currículo português da área de ciências, para o ensino primário com o de outros países (Singapura, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e Canadá) desenhou-se uma nova proposta de projeto curricular alinhada com uma perspectiva IBSE e orientação CTS.

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Biografia do Autor

Patrícia Christine Silva, Universidade de Aveiro

Bolseira de doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia com bolsa FCT (SFRH/BD/143370/2019). Membro do Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LEduC) e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).

Ana Valente Rodrigues, Universidade de Aveiro

Professora auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia. Membro do Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LEduC) e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).

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Publicado

28/12/2023

Como Citar

SILVA, P. C.; RODRIGUES, A. V. Desenvolvimento de uma proposta curricular de ciências para os primeiros anos de escolaridade: Fundamentos, processo e produto. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023072, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18275. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18275. Acesso em: 3 dez. 2024.

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