Implicações da regulação do acesso à educação superior no Espírito Santo

Trajetória dos indicadores educacionais da rede pública entre 1997 e 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.18556

Palavras-chave:

Regulação, Acesso ao ensino superior, Indicadores educacionais

Resumo

Este artigo visa discutir os efeitos e desdobramentos concretos das políticas educacionais nacionais de acesso à educação superior implementadas nas redes públicas do Espírito Santo entre 1997 e 2017. Orientado pelo marxismo histórico-dialético, produziu-se uma análise documental a partir de indicadores educacionais e demográficos. Evidenciou-se que a materialização das regulamentações nacionais na rede pública que oferta a educação superior no estado do Espírito Santo, entre 1997 e 2017, expressa as diferentes formas de regulação estatal, demonstrando inicialmente estreitamento e, no período mais recente, especialmente a partir de 2012, o alargamento do acesso de camadas mais pobres da população (especialmente pretos, pardos e indígenas) ao nível mais elevado de ensino.

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Biografia do Autor

Zilka Sulamita Teixeira Maia , Universidade Federal do Espírito Santo

Aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Wagner dos Santos , Universidade Federal do Espírito Santo

Docente do Departamento de Ginástica (CEFD/UFES) – Brasil; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES). Pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 – CNPq.

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES). Relatório de gestão do exercício de 2014. Vitória, 2014.

Publicado

11/02/2024

Como Citar

TEIXEIRA MAIA , Z. S.; SANTOS , W. dos. Implicações da regulação do acesso à educação superior no Espírito Santo: Trajetória dos indicadores educacionais da rede pública entre 1997 e 2017. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023005, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.18556. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18556. Acesso em: 23 abr. 2024.

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