Projeto de Vida no Novo Ensino Médio

O que enunciam os estudantes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19885

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Estudantes

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as percepções de adolescentes matriculados no primeiro ano do Novo Ensino Médio sobre o que significa ser um jovem estudante no cenário educacional catarinense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de desenhos baseados em perguntas norteadoras, produção de cartazes representando a visão de si mesmos (selfie) e socialização dos desenhos e cartazes. Os resultados indicaram que, apesar do período de isolamento social devido à pandemia da COVID-19 e da implementação do Novo Ensino Médio em 2022 na rede pública catarinense, os estudantes se sentem bem na convivência com seus colegas, respeitando-se mutuamente, e demonstram prazer em frequentar e permanecer na escola. A partir das declarações desses estudantes e da subjetividade que os constitui antes e durante seus processos de aprendizagem, é possível afirmar que esses jovens se mostram críticos, engajados, responsáveis e dispostos a enfrentar os desafios com esperança e consciência.

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Biografia do Autor

Sandra Pottmeier, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística. Professora da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina (SED/SC).

Sheila Hempkemeyer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação.

Caique Fernando da Silva Fistarol, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Bolsista CNPq. Professor na Rede Pública Municipal de Ensino (SEMED Blumenau).

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Estadual de Campinas

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

09/12/2024

Como Citar

POTTMEIER, S.; HEMPKEMEYER, S.; FISTAROL, C. F. da S.; HEINZLE, M. R. S. Projeto de Vida no Novo Ensino Médio: O que enunciam os estudantes?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023030, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19885. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19885. Acesso em: 11 dez. 2024.

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