Projeto de Vida no Novo Ensino Médio
O que enunciam os estudantes?
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19885Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, EstudantesResumo
Este artigo tem como objetivo compreender as percepções de adolescentes matriculados no primeiro ano do Novo Ensino Médio sobre o que significa ser um jovem estudante no cenário educacional catarinense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de desenhos baseados em perguntas norteadoras, produção de cartazes representando a visão de si mesmos (selfie) e socialização dos desenhos e cartazes. Os resultados indicaram que, apesar do período de isolamento social devido à pandemia da COVID-19 e da implementação do Novo Ensino Médio em 2022 na rede pública catarinense, os estudantes se sentem bem na convivência com seus colegas, respeitando-se mutuamente, e demonstram prazer em frequentar e permanecer na escola. A partir das declarações desses estudantes e da subjetividade que os constitui antes e durante seus processos de aprendizagem, é possível afirmar que esses jovens se mostram críticos, engajados, responsáveis e dispostos a enfrentar os desafios com esperança e consciência.
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