A gestão pedagógica da aula universitária da área das ciências naturais e exatas

Autores

  • Marciele Taschetto da Silva
  • Adriana Moreira da Rocha
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i18.9374

Palavras-chave:

Gestão pedagógica, Formação de formadores, Formação inicial,

Resumo

Este estudo encontra-se inserido no contexto investigativo sobre formação de formadores e a gestão pedagógica da aula da área de Ciências Naturais e Exatas. Ressaltamos que a gestão pedagógica se constitui a medida que o professor se compromete com seu projeto de ensino, organizando e articulando saberes necessários para a formação de seus alunos e, consequentemente, para a sua própria formação. Desse modo, este trabalho tem como objetivo analisar definições teóricas e conceituais relevantes para [re]pensar a gestão pedagógica da aula e a formação docente e o reflexo desta na educação básica, em busca da qualidade do ensino na área de Ciências Naturais e Exatas. Em relação a esta temática sabemos que os docentes universitários possuem a responsabilidade e compromisso social com a ampla formação de futuros profissionais para além da mera transmissão de conhecimentos. Assim preocupa-nos refletir sobre a relação existente entre a gestão da aula dos docentes atuantes nos cursos de licenciatura e a formação ofertada aos futuros professores da educação básica. Esta relação apresenta certa dubiedade, pois ao mesmo tempo em que os professores realizam a gestão de suas aulas a fim de oferecerem uma boa formação para seus alunos, não são formados nem preparados para tal exercício. Desse modo, a gestão de sua aula é regida por saberes constituídos no seu cotidiano, decorrentes de esforços individuais, sob o prisma da pedagogia universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/02/2017

Como Citar

Silva, M. T. da, Rocha, A. M. da, & Isaia, S. M. de A. (2017). A gestão pedagógica da aula universitária da área das ciências naturais e exatas. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, (18). https://doi.org/10.22633/rpge.v0i18.9374

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.