Significado formativo e participação democrática: uma pesquisa sobre o ensino da história e da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.12309

Palavras-chave:

História, Literatura, Alunos Participação Democrática.

Resumo

A pesquisa aqui apresentada pretende fazer parte do debate sobre a importância das humanidades e oferecer sua contribuição do ponto de vista educacional. O assunto em questão é o ensino das humanidades, em particular a história e a literatura, tratadas de forma inusitada e exploratória, ainda que com um objetivo claro: escutar os alunos para descobrir como e em que medida a sua voz e envolvimento íntimo na O tema do estudo pode contribuir para uma maior compreensão do processo de ensino-aprendizagem e para uma melhoria em termos de efetividade das práticas de ensino, em referência especificamente aos dois temas humanísticos em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vincenzo Cafagna, University of Bari “Aldo Moro” – Bari – Apúlia

Dept. of Educational Sciences, Psychology, Communication.

Referências

ALTET, M. La ricerca sulle pratiche d’insegnamento in Francia. Brescia: La Scuola, 2003.

ALTET, M. L’analyse de pratiques: retrospective et questions actuelles. Recherche et Formation, 51, p. 11-25, 2006.

BLANCHARD-LAVILLE C.; FABLET D. (Éds.). Analyser les pratiques professionnelles. Paris: L’Harmattan, 2000.

BRU, M. Pratiques enseignantes: des recherches à conforter et à développer. Revue Françoise de Pédagogie, 138, p. 63-73, 2002.

CHARMAZ, K. Grounded Theory: objectivist and constructivist methods. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Eds.). Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks (CA)-London: Sage (II ed.), 2000. p. 506-535.

CHARMAZ, K. Constructing grounded theory. A practical guide through qualitative analysis. London: Sage, 2006.

COOK-SATHER, A. Authorizing Students’ Perspectives: toward trust, dialogue, and change in education. Educational Researcher, v. 31, n. 4, p. 3-14, 2002.

COULON, A. Le métier d’étudiant. L’entrée dans la vie universitarie. Paris: PUF, 1997.

DAMIANO, E. Prove di formalizzazione. I modelli della Nuova Ricerca Didattica. Pedagogia e Vita, 3, p. 21-57, 1998.

DAY, C.; LANEVE, C. (Eds.). Analysis of Educational Practices. A Comparison of Research Models. Brescia: La Scuola, 2011.

DEWEY, J. Le fonti di una scienza dell’educazione. Firenze: La Nuova Italia, 1967, 1929.

FIELDING, M. Students as Radical Agents of Change. Journal of Educational Change, v. 2, n. 3, p. 123-141, 2001.

FIELDING, M. Beyond Student Voice: Patterns of Partnership and the Demands of Deep Democracy. Revista da Educación, 359, p. 45-65, 2012.

GEMMA, C. Scrittura e memoria. La parola allo studente. Trento: Erickson, 2011.

GEMMA, C. Lo sguardo dello studente. Fotogrammi di vita scolastica. Lecce: Pensa Multimedia, 2012.

GEMMA, C. Lo studente: fonte sussidiaria per l’analisi dell’insegnamento. In: GRION, V.; COOK-SATHER, A. (a cura di), Student Voice. Prospettive internazionali e pratiche emergenti in Italia. Milano: Guerini, 2013. p. 155-165.

GEMMA, C.; GRION, V. (a cura di) Student Voice. Pratiche di partecipazione degli studenti e nuove implicazioni educative. Barletta: Cafagna Editore, 2015.

GLASER, B. Theoretical Sensitivity. Mill Valley (CA): Sociology Press, 1978.

GLASER, B. Basics of grounded theory analysis. Mill Valley (CA): Sociology Press, 1992.

GLASER, B. Doing Grounded Theory. Issues and Discussions. Mill Valley (CA): Sociology Press, 1998.

GLASER, B.; STRAUSS A. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Chicago-New York: Aldine de Gruyter), 1967.

GRION, V.; COOK-SATHER, A. (a cura di) Student Voice. Prospettive internazionali e pratiche emergenti in Italia. Milano: Guerini Scientifica, 2013.

GUBRIUM, J. F.; HOLSTEIN, J. A. (Eds.). Handbook of interview research. Context and method. Thousand Oaks (CA): Sage, 2001.

KVALE, S. InterViews. An Introduction to Qualitative Research Interviewing. London: Sage, 1996.

LANEVE, C. Analisi della pratica educativa. Metodologia e risultanze della ricerca. Brescia: La Scuola, 2005.

LANEVE, C. (a cura di), Dentro il “fare scuola”. Sguardi plurali sulle pratiche. Brescia: La Scuola, 2010.

LANEVE, C. Manuale di Didattica. Il sapere sull’insegnamento. Brescia: La Scuola (II ed.), 2017.

NUSSBAUM, M. C. Non per profitto. Perché le democrazie hanno bisogno della cultura umanistica. Bologna: il Mulino, 2011-2010.

PERRENOUD, Ph. Métier d’élève et sens du travail scolaire. Paris: Esf (VIII ed. 2013), 1994.

POLANYI, M. La conoscenza inespressa. Roma: Armando, 1966/1979.

SCHÖN, D. A. Il professionista riflessivo. Per una nuova epistemologia della pratica professionale. Bari: Dedalo, 1983/1993.

SMYTH, J. When students have power: student engagement, student voice, and the possibilities for school reform around «dropping out» of school. International Journal of Leadership in Education: Theory and Practice, v. 9, n. 4, p. 285-298, 2006.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of qualitative research: grounded theory procedures and techniques. Newbury Park: Sage (II ed. 1998), 1990.

TAROZZI, M. Che cos’è la grounded theory. Roma: Carocci (rist. 2015), 2008.

Publicado

02/01/2019

Como Citar

CAFAGNA, V. Significado formativo e participação democrática: uma pesquisa sobre o ensino da história e da literatura. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 217–232, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.12309. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12309. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.