Una década de la política nacional de educación especial en la perspectiva de la educación inclusiva: del ideal al posible

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11906

Palabras clave:

Políticas educativas, Educación especial, Inclusión escolar

Resumen

En la texto presenta una reflexión sobre la trayectoria de una década de la Política Nacional de Educación Especial en la Perspectiva de la Educación Inclusiva, a través de un análisis histórico y político del proceso de producción de tal política. Se toma como referencial teórico-analítico el ciclo de políticas, buscando problematizar el contexto de influencia, el contexto de la producción de texto político y el contexto de la práctica, con vistas a aprehender cómo tal política fue formulada ante un escenario de influencias e intereses políticos que encontraron resonancia en la producción del texto político. El texto político que no es simplemente implementado en el contexto de la práctica, pero está sujeto a la interpretación y pasible de ser "recreado" a lo largo de esos diez años, teniendo como marcas desafíos, avances y retrocesos derivados de sus desdoblamientos.

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Biografía del autor/a

Lázara Cristina da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Campus Santa Mônica

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Foi coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial - CEPAE/FACED/UFU de 2009 a 2013. Foi Coordenadora da Linha de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU de abril de 2010 a maio de 2015. Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFU de 2012 a 2106. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação, educação de surdos, inclusão escolar , Estagio Supervisionado, Políticas de formação docente e Educação Especial e Inclusiva, formação do professor, formação continuada de professores e Educação a Distância. 

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Campus do Pontal

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Professora das disciplinas Gestão Democrática da Escola, Política e Gestão da Educação e Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia e demais licenciaturas no Instituto de Ciências Humanas, Campus Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na Educação Básica e Superior, atuando principalmente nas seguintes áreas: Política e Gestão em Educação - Educação Especial e Inclusiva - Formação de professores - Prática de Ensino e Estágio Supervisionado e Educação à Distância. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Práticas em Educação Especial (GEPEPES).

Wender Faleiro, Universidade Federal de Goiás, Regional de Catalão

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, com dissertação na área de Ecologia Vegetal. Doutorado em Educação na área de Práticas e saberes pela UFU (Enfase no Ensino Médio público). Tem experiência de quatro anos na Educação Básica (Foi Professor concursado do Estado de 2006 a 2010). Foi Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Araguari; e de 2006-2013 foi docente nessa IES. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão coordenando e atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG; Vice-líder do NEPCampo /UFG e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo; Membro NDE - Educação do Campo habilitação em Ciências Naturais. Professor - coordenador da escola da Terra em Goias (2017/2018). 

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Publicado

01/12/2018

Cómo citar

SILVA, L. C. da; SOUZA, V. A. de; FALEIRO, W. Una década de la política nacional de educación especial en la perspectiva de la educación inclusiva: del ideal al posible. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 732–747, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11906. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11906. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

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