Mérito, desempenho e participação nos planos municipais de educação: sentidos da gestão democrática

Autores/as

  • Daniela Patti do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9732

Palabras clave:

Planos municipais de educação. Gestão democrática. Gestão escolar.

Resumen

Analisamos os sentidos atribuídos a mérito, desempenho e participação no processo de provimento de direção de escolas públicas nos planos municipais de educação de nove municípios do estado do Rio de Janeiro e há consenso em algumas características como experiência docente, formação em gestão; candidato “ficha limpa”. Além da prova escrita, plano de gestão e análise do perfil para a seleção juntamente com eleição ou consulta à comunidade. Julgamos necessário o alargamento da concepção de educador na escola pública ampliando o escopo de potenciais candidatos à direção da escola.

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Biografía del autor/a

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ. Coordenadora do GESED - Grupo de Estudos Sistemas educacionais - CNPq.

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Publicado

25/12/2016

Cómo citar

AMARAL, D. P. do. Mérito, desempenho e participação nos planos municipais de educação: sentidos da gestão democrática. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 385–404, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9732. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9532. Acesso em: 25 nov. 2024.

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