Reflexão sobre a utilização criativa dos recursos tecnológicos

Autores

  • Priscilla Aparecida Santana Bittencourt
  • João Pedro Albino

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10448

Palavras-chave:

Mídias digitais. Educação. Ensino-aprendizagem. Tecnologias.

Resumo

Este estudo apresenta uma parte da pesquisa realizada no curso de mestrado do programa de pós-graduação em mídia e tecnologia na FAAC, Unesp de Bauru/SP, trata-se de uma reflexão sobre a utilização criativa dos recursos tecnológicos de maneira didática, explorando o uso das mídias digitais nas escolas. O estudo teve o intuito de realizar um estudo de caso nas escolas de ensino médio da cidade de Bauru, e verificar qual a situação do uso das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem, tanto na visão do aluno como na visão do professor.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARIANI, B. B.; Hipermídia e Educomunicação: o papel das novas mídias digitais no ensino, Revista Sessões do Imaginário, Ano XVI, no. 25, janeiro de 2011.

CASTELLS, M. (1999) Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra.

Comitê Gestor da Internet no Brasil – cgi.br (2013) Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas Brasileiras – TIC educação. Disponível em: <http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2013.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.

Comitê Gestor da Internet no Brasil – cgi.br (2013) Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil - TIC Kids Online Brasil 2013. Disponível em: <http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-kids-online-2013.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2016.

DANNEMANN, A. C. In: O desafio do uso da tecnologia na prática da sala de aula. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Disponível em: <http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2012.pdf >. Acesso em: 10 nov. 2015.

DARIDO DA CUNHA, M.; BIZELLI, J. L. Caminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 282-300, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v20.n2.9458>. ISSN: 1519-9029.

LUTZ, M. R.; Utilização de mídias digitais como metodologia de ensino-aprendizagem de matemática, PROJETO DE CURTA DURAÇÃO, Instituto Federal de Farroupilha, Campus Alegrete, 2014.

MARTINO, L, M. S. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PFROMM NETTO, S. Telas que ensinam - mídia e aprendizagem: do cinema às tecnologias digitais. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011

ROCHA, Rozane de Fátima Zaionz da.; MOREIRA, Herivelto. Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, n. 1, p. 350-370, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8476>. E-ISSN: 1982-5587.

Downloads

Publicado

04/10/2017

Como Citar

BITTENCOURT, P. A. S.; ALBINO, J. P. Reflexão sobre a utilização criativa dos recursos tecnológicos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 691–705, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10448. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10448. Acesso em: 28 mar. 2024.