Panorama nacional das condições de gestão no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11728

Palavras-chave:

Condições de gestão educacional, Ensino fundamental, Gestão democrática, Políticas educacionais.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivos descrever a metodologia de construção e analisar os resultados do Índice de Condições de Gestão (ICG), um dos três indicadores parciais do Índice de Condições de Qualidade (ICQ) da Educação, fomentado pelas informações dos questionários de contexto dos 5ºs anos da Prova Brasil. Evidenciou-se alta desigualdade interestadual, caracterizando um cenário de distância da efetividade dos instrumentos de gestão democrática analisados pelo ICG: forma de provimento do diretor/a, existência e efetividade dos Conselhos de Escola e a forma de construção do Projeto Político Pedagógico, assim como alta variação no conjunto das redes municipais dentro de cada estado.

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Biografia do Autor

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR. Professor Associado do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Marcus Quintanilha da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2017). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2016) . Pesquisa condições de qualidade das escolas brasileiras, financiamento e gestão da educação. Atualmente, é docente de educação básica na Prefeitura Municipal de Curitiba. 

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

DE SOUZA, Ângelo R.; DA SILVA, M. Q. Panorama nacional das condições de gestão no ensino fundamental. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 939–960, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11728. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11728. Acesso em: 28 mar. 2024.

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