Participação política e formação de professores
Movimento ‘‘Ocupa tudo’’ na universidade pública de Jataí/GO
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16457Palavras-chave:
Participação política, Formação de Professores, Educação SuperiorResumo
O objetivo deste estudo foi investigar o processo de participação política dos licenciandos no movimento “Ocupa tudo’’, em 2016, na atual Universidade Federal de Jataí/GO e a sua contribuição na formação docente e emancipação humana. Utilizou-se o grupo focal com 13 graduandos e a análise do conteúdo, pautado no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético. Dos resultados pode-se verificar que o movimento estudantil ‘‘Ocupa tudo’’ foi importante tanto para a formação política destes futuros docentes quanto para a formação pessoal. A universidade propiciou um espaço para discussão e participação política, uma vez que a formação política foi negada em outros espaços de socialização. Da mesma forma, a participação do movimento possibilitou a organização e a instrumentalização teórica e prática dos licenciandos contribuindo, principalmente, para a passagem do senso comum à consciência filosófica.
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