Projeto de vida: uma proposta democrática-participativa para as juventudes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13175

Palavras-chave:

Projeto de vida, Ensino Médio, Formação compartilhada

Resumo

Esta pesquisa caracteriza-se como um processo investigativo-formativo a partir da problemática: como mobilizar os saberes das juventudes do Ensino Médio tencionando o protagonismo na formação ao longo da vida, com objetivo de compreender a produção de saberes e representações de estudantes do Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra – RS - IEEVD, considerando um processo compartilhado de construção dos seus projetos de vida a partir das reflexões realizadas de maneira compartilhada com os sujeitos envolvidos. A concepção teórico-metodológica esteve sistematizada a partir da pesquisa-formação com abordagem (auto)biográfica, tendo como fio condutor os círculos dialógicos investigativos-formativos, priorizando as narrativas que mobilizaram as subjetividades, do grupo de estudantes do Ensino Médio, articulando as experiências vividas aos contextos em que estão inseridos, capacitando-os a expressarem seus interesses e desejos na prospecção de futuro. A pesquisa resultou em um Roteiro Orientador para a construção compartilhada do Projeto de Vida dos estudantes de Ensino Médio. Espera-se potencializar o protagonismo e a autonomia intelectual dos estudantes do Ensino Médio para a tomada decisão consciente, evitando o abandono e o fracasso escolar.

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Biografia do Autor

Ana Lucia da Luz Mazzardo, Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC), Júlio de Castilhos – RS

Professora na Educação Básica e Coordenadora Pedagógica no Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra. Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional (UFSM).

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Professora Adjunta no Departamento de Administração Escolar, Coordenadora e Docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) e Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pós-Doutorado em Educação (PUCRS).

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Professor/Orientador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM). Integrante do Projeto de Extensão Grupo de Apoio e Debate de Questões LGBTQIA. Doutorado em Educação (UFSM).

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

MAZZARDO, A. L. da L.; CORTE, M. G. D.; COSTA, J. M. da. Projeto de vida: uma proposta democrática-participativa para as juventudes do Ensino Médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 749–760, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13175. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13175. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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