Apresentação dossiê: docência no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13974

Palavras-chave:

Docência, Ensino superior, Formação pedagógica.

Resumo

A docência no ensino superior deve ser o objeto de investigação das instituições e seus gestores, em virtude da importância que tem para os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão. Vamos tratar neste dossiê temático sobre o que está acontecendo, neste momento, com relação à docência, envolvendo as nuances dessa atuação profissional nos campos político, pedagógico e sociocultural. O docente do ensino superior ocupa-se e cumpre uma extensa programação profissional, que ultrapassa o elaborar e o ministrar aulas. No dia a dia da universidade, os professores têm como responsabilidade a participação e a coordenação de projetos de pesquisa, preparação de relatórios, orientações de trabalhos de conclusão de curso, produção de artigos científicos e outras atividades, sustentando o tripé do ensino, da pesquisa e da extensão. Exercer essas atividades profissionais exige tempo, energia e dedicação. Diante do exposto, existe também a preocupação de melhorar a formação pedagógica do docente no ensino superior, que é realizada nos cursos de pós-graduação stricto sensu e tem se mostrado uma alternativa momentaneamente válida, entretanto existem controvérsias e questionamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora Adjunto. Chefe do Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade da Reitoria/UFGD. Gestora na UFGD do Observatório Internacional, Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica - OIIIIPe no Ensino Superior por meio do Acordo de Cooperação entre a UFRJ/UFGD, mais 18 universidades, sendo 5 internacionais. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Especial FAED/UFGD.

Adriana Campani, Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Sobral - CE

Professora Efetiva, Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação, Procuradora Institucional (P.I.) e membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA (UVA). Coordena na UVA o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior - OIIIIPe por meio do Acordo de Cooperação entre a UFRJ/UVA.

Katiuscia C. Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora - MG

Professora do Departamento de Educação, do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/CAED/UFJF) e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade - NEPED/UFJF. Coordena, ainda, o Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora e é Membro do Observatório Internacional Interculturalidade, inclusão e Inovação pedagógica (OIIIP).

Publicado

23/07/2020

Como Citar

DAMÁZIO, M. F. M.; CAMPANI, A.; ANTUNES, K. C. V. Apresentação dossiê: docência no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1443–1448, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13974. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13974. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.