Apresentação dossiê: docência no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13974Palavras-chave:
Docência, Ensino superior, Formação pedagógica.Resumo
A docência no ensino superior deve ser o objeto de investigação das instituições e seus gestores, em virtude da importância que tem para os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão. Vamos tratar neste dossiê temático sobre o que está acontecendo, neste momento, com relação à docência, envolvendo as nuances dessa atuação profissional nos campos político, pedagógico e sociocultural. O docente do ensino superior ocupa-se e cumpre uma extensa programação profissional, que ultrapassa o elaborar e o ministrar aulas. No dia a dia da universidade, os professores têm como responsabilidade a participação e a coordenação de projetos de pesquisa, preparação de relatórios, orientações de trabalhos de conclusão de curso, produção de artigos científicos e outras atividades, sustentando o tripé do ensino, da pesquisa e da extensão. Exercer essas atividades profissionais exige tempo, energia e dedicação. Diante do exposto, existe também a preocupação de melhorar a formação pedagógica do docente no ensino superior, que é realizada nos cursos de pós-graduação stricto sensu e tem se mostrado uma alternativa momentaneamente válida, entretanto existem controvérsias e questionamentos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.