Educação e contradição no campo: e as escolas públicas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15123

Palavras-chave:

Educação, Contradição, Campo, Escola pública, Educação do campo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em dez municípios de grande extensão territorial no estado do Paraná, com o intuito de compreender a política educacional em relação às escolas públicas rurais. Neste texto, selecionamos oito municípios considerados extremamente rurais para expor contradições presentes no campo e na educação, a partir de estudos documentais e entrevistas. O objetivo é problematizar microrregiões cujo território tem a presença de grandes propriedades e do agronegócio, ao lado do trabalho dos diversos povos do campo. Nesses contextos, há desafios na garantia do direito à educação. São marcados pelo fechamento de escolas, precariedade das estradas, centralidade do transporte escolar, dificuldade com a continuidade dos professores nas escolas etc. Conclui-se que a contradição que gera processos excludentes no campo reside na concentração da terra, na produção agrícola para exportação que pouco gera empregos, e decorre na política de fechamento de escolas que se fundamenta no reduzido número de estudantes. Ao estudar tais contextos regionais, evidencia-se a necessidade de outro projeto para o campo, de reforma agrária e políticas públicas para permanência dos sujeitos no campo.

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Biografia do Autor

Maria Antônia de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba – PR

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UTP). Professora no curso de Pedagogia e do PROFEI (UEPG) – Ponta Grossa. Doutorado em Educação (UNICAMP).

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Publicado

21/05/2021

Como Citar

SOUZA, M. A. de. Educação e contradição no campo: e as escolas públicas?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp2, p. 1231–1252, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp2.15123. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15123. Acesso em: 14 nov. 2024.

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