A pesquisa formação na educação infantil: fundamentos e princípios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.15420

Palavras-chave:

Pesquisa formação, Formação humana, Educação infantil

Resumo

As ideias apresentadas neste artigo estão relacionadas aos fundamentos e princípios da pesquisa formação como modalidade de pesquisa. A questão que orienta a discussão empreendida é: quais os caminhos e possibilidades de realização da pesquisa formação com professoras da Educação Infantil ao se ter como fundamento a formação humana? Para produzir informações que criassem condições de explicitar os processos constitutivos da prática pedagógica da Educação Infantil mediada pelo brincar, objeto de estudo de tese de doutorado, foi desenvolvido um percurso metodológico com fundamento no Materialismo Histórico-Dialético e na Psicologia Histórico-Cultural. Com base nesses fundamentos, definimos como princípios: Reflexão crítica sobre a prática com seus fundamentos teóricos; Análise de necessidades formativas como mediação para reflexão crítica e condição para o desenvolvimento profissional; Criação de situações de contradição para produção de afetos alegres sobre a formação e sobre o desenvolvimento da prática; Produção do novo sobre o desenvolvimento da prática.

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Biografia do Autor

Maria de Nazareth Fernandes Martins, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Doutorado em Educação (UFPI).

Maria Vilani Cosme de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI

Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação. Doutorado em Educação (PUCSP).

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

MARTINS, M. de N. F.; CARVALHO, M. V. C. de. A pesquisa formação na educação infantil: fundamentos e princípios. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 2221–2239, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.15420. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15420. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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