A teoria histórico-cultural e a educação de pessoas com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17611

Palavras-chave:

Compensação social, Educação especial, Educação inclusiva

Resumo

Esta discussão teórica objetiva apresentar conceitos basilares relacionados aos fundamentos da defectologia propostos pela teoria Histórico-Cultural. Está pautada no questionamento: Quais conceitos discutidos pela teoria Histórico-Cultural fundamentam a educação de pessoas com deficiência intelectual no contexto da escola inclusiva? Os dados empíricos foram produzidos a partir de pesquisa bibliográfica e o do uso da ferramenta Voyant tools. Os conceitos basilares foram analisados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultados, discutimos os principais conceitos que fundamentam atualmente a educação inclusiva: aprendizagem e desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual, interação social, compensação, desenvolvimento cultural, processos, funções e capacidades mentais. Indicamos ainda esses conceitos como aportes para pesquisas no âmbito da educação inclusiva e a relevância de recorrer a teoria Histórico-Cultural pela defesa da não segregação e isolamento educacional e social de pessoas com deficiência.

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Biografia do Autor

Adriela Maria Noronha, Instituto Federal Catarinense

Professora do ensino básico, técnico e tecnológico. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR).

Sanide Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Doutorado em Ciências dos Materiais (UFRGS).

Elsa Midori Shimazaki, Universidade do Oeste Paulista

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (USP).

Referências

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

NORONHA, A. M.; SILVA, S. C. . R. da; SHIMAZAKI, E. M. A teoria histórico-cultural e a educação de pessoas com deficiência intelectual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023025, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17611. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17611. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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