Do grupo de pesquisa à rede de conhecimento

Uma construção coletiva do conhecimento interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17823

Palavras-chave:

Rede de conhecimento. Interdisciplinaridade. Grupo de pesquisa.

Resumo

Este artigo descreve um projeto de pesquisa formativa que foi desenvolvida por um grupo de mestrandos, doutorandos e professores de diferentes instituições de educação superior do Brasil, Colômbia e Estados Unidos pertencentes ao grupo de pesquisa GERES. O objetivo foi analisar o processo a partir do qual o grupo desenvolveu uma investigação que levou à transição do grupo à uma rede interdisciplinar de conhecimento. Com um enfoque qualitativo indutivo, a pesquisa observou e avaliou sistematicamente as dinâmicas que progressivamente foram surgindo à medida que se estruturavam e refletiam sobre as atividades no grupo. Os resultados mostram que a pesquisa, realizada por um grupo de profissionais de diversas áreas, a partir de um objetivo comum, além de gerar um banco de dados a partir da seleção e revisão de revistas da área de educação, facilitou a reorganização do grupo como uma rede de conhecimento.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle

Docente no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D – CNPq.

Adriana Pineda Robayo, Universidad del Atlántico

Docente no Mestrado em Neuropedagogia.

Jorge Enrique Delgado-Troncoso, University of Pittsburgh

Docente no Departamento de Fundamentos, Políticas e Organizações Educacionais.

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Publicado

22/02/2024

Como Citar

FELICETTI, V. L.; PINEDA ROBAYO, A.; DELGADO-TRONCOSO, J. E. Do grupo de pesquisa à rede de conhecimento: Uma construção coletiva do conhecimento interdisciplinar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024021, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17823. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17823. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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