O espaço do campo curricular nos cursos de pedagogia de instituições privadas no DF
Reflexões críticas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18140Palavras-chave:
Estudos Curriculares, Curso de Pedagogia, Formação, Distrito FederalResumo
O presente artigo tem por questão principal analisar o espaço ocupado, ou não, pelo campo curricular nas prescrições curriculares dos cursos de Pedagogia de Instituições de Ensino Superior privadas situadas no Distrito Federal, com notas elevadas no sistema E-MEC. A metodologia empregada foi: a) “estado da arte” acerca da situação da temática em bancos de dados no período de 2015-2022 e b) análise documental das prescrições legais. Preliminarmente, apontamos os seguintes resultados: a) existe uma ausência de pesquisas sobre o lugar do currículo na formação inicial de pedagogos/as; b) as reformas educacionais nacionais recentes apontam para um enfraquecimento e um esvaziamento teóricos nos cursos de Pedagogia; c) os estudos curriculares estiveram presentes nos documentos de dez cursos, pesquisados, com status de componente curricular obrigatório; e d) nos PPC’S da maioria das instituições, os estudos de currículo não expressam uma área independente.
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