O espaço do campo curricular nos cursos de pedagogia de instituições privadas no DF

Reflexões críticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18140

Palavras-chave:

Estudos Curriculares, Curso de Pedagogia, Formação, Distrito Federal

Resumo

O presente artigo tem por questão principal analisar o espaço ocupado, ou não, pelo campo curricular nas prescrições curriculares dos cursos de Pedagogia de Instituições de Ensino Superior privadas situadas no Distrito Federal, com notas elevadas no sistema E-MEC. A metodologia empregada foi: a) “estado da arte” acerca da situação da temática em bancos de dados no período de 2015-2022 e b) análise documental das prescrições legais. Preliminarmente, apontamos os seguintes resultados: a) existe uma ausência de pesquisas sobre o lugar do currículo na formação inicial de pedagogos/as; b) as reformas educacionais nacionais recentes apontam para um enfraquecimento e um esvaziamento teóricos nos cursos de Pedagogia; c) os estudos curriculares estiveram presentes nos documentos de dez cursos, pesquisados, com status de componente curricular obrigatório; e d) nos PPC’S da maioria das instituições, os estudos de currículo não expressam uma área independente.

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Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília

Professor adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação (MTC/UnB). Pós-doutorado em Educação (UFT).

Afonso Wescley de Medeiros Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor. Mestrado profissional em Educação (UnB).

Daniela Pereira dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora. Mestrado profissional em Educação (UnB).

Mara Rúbia Rodrigues da Cruz, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora. Mestrado profissional em Educação (UnB).

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

SILVA, F. T.; SANTOS, A. W. de M.; SANTOS, D. P. dos; CRUZ, M. R. R. da. O espaço do campo curricular nos cursos de pedagogia de instituições privadas no DF: Reflexões críticas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023157, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18140. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18140. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas

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