Docentes e saúde coletiva

Percepções, formação e impacto na profissão da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18325

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Formação de profissionais de saúde, Docentes, Percepções, Reflexões

Resumo

O texto em questão aborda as percepções e reflexões dos docentes sobre a Saúde Coletiva na formação de profissionais de saúde. O objetivo consistiu em entender o ponto de vista dos docentes que ministram disciplinas sobre Saúde Coletiva, suas percepções, relevância, inserção e os impactos dos saberes dessa área para os profissionais de saúde. O estudo foi realizado em um Centro Universitário, especificamente em dez cursos de graduação na área da saúde. Os docentes foram questionados sobre a compreensão da Saúde Coletiva, relevância, inserção, formação, possibilidades de desenvolvimento para as profissões de saúde. Alguns professores compreendem a Saúde Coletiva em uma perspectiva ampliada, reconhecem sua importância para a formação profissional, percebem fortemente em seu curso, enquanto outros não a percebem tão claramente. As principais dificuldades envolvem a resistência dos alunos em aprender sobre Saúde Coletiva e a falta de valorização entre os colegas docentes. Além disso, foi ressaltado a importância da presença dessa área nas grades curriculares. Este estudo busca contribuir para a reflexão sobre a incorporação da Saúde Coletiva na formação e prática das profissões da área da saúde, identificando desafios e possibilidades nesse processo.

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Biografia do Autor

Viviany Caetano Freire Aguiar, Centro Universitário INTA

Professora do Curso de Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – CMEPES/UECE.

Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA

Coordenadora do Curso de Educação Física. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). 

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Professor Adjunto do Curso de Educação Física. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE). Doutor em Saúde Coletiva (UECE).

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Publicado

29/02/2024

Como Citar

AGUIAR, V. C. F.; SOARES, S. L.; FERREIRA, H. S. Docentes e saúde coletiva: Percepções, formação e impacto na profissão da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024025, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18325. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18325. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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Artigos teóricos

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