Efeitos não desejados do modelo de financiamento da educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18664

Palavras-chave:

Descentralização, Políticas educacionais, Capacidade estatal, Financiamento da educação

Resumo

O artigo descreve o modelo de descentralização de recursos da educação e a história da institucionalização dos programas educacionais universais, a fim de analisar a autonomia dos entes subnacionais para elaborar políticas e planejar investimentos. Para tanto, foram realizadas entrevistas em profundidade com servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, por meio de metodologia de história oral, complementadas com pesquisa em documentos históricos e legislação publicada (1968 a 2020). Conclui que, por meio de programas e fundos, a União define regras e prazos sobre como os recursos devem ser empregados, reduzindo a autonomia dos entes subnacionais. O texto analisa o resultado como consequência não intencional das reformas administrativas realizadas, que não romperam com o modelo centralizado de gestão. A máquina estatal continua voltada para atividades formais de controle, em vez de direcionar sua capacidade para negociar arranjos institucionais e parcerias.

 

PALAVRAS-CHAVE: Descentralização

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinara Gomes de Araújo Lobo, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Pertence à carreira de Especialista em Financiamento e Execução de Políticas Educacionais, lotada na Coordenação de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão (COMAG). Doutorado em Sociologia (UnB).

Leomir Ferreira de Araujo, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Pertence à carreira de Técnico em Financiamento e Execução de Políticas Educacionais. Mestrado em Administração Pública e doutorando em Administração Pública (IDP).

Referências

ABRUCIO, F. L. Descentralização e Coordenação Federativa no Brasil: lições dos anos FHC. In: ABRUCIO, L. F.; LOUREIRO, M. R. (org.). O Estado numa era de reformas: os anos FHC – Parte 2, Brasília, DF: Ministério do Planejamento e Orçamento, SEGES, p. 9-55, 2002.

ABRUCIO, F. L. A Coordenação Federativa no Brasil: a experiência do período FHC e os desafios do governo Lula. Revista de Sociologia Política, Curitiba, n. 24, p. 41-67, jun. 2005.

ABRUCIO, F.; FRANZESE, C. Federalismo e políticas públicas: o impacto das relações intergovernamentais no Brasil. In: ARAÚJO, M.; BEIRA, L. (org.). Tópicos da economia paulista para gestores públicos. São Paulo: Fundap, v. 1, p. 13-31. 2007.

ALBUQUERQUE, G. J. C. Projeto resgate e fortalecimento de ações de educação corporativa do FNDE / Garibaldi José Cordeiro de Albuquerque; (entrevista a Marta Litwinczik). Brasília, DF: FNDE, Unesco, 87 p. 2019.

ARAÚJO, G. C. Federalismo cooperativo e Educação no Brasil: 30 anos de omissões e ambivalências. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 39, n. 145, p. 908-927, out./dez 2018.

ARRETCHE, M. T. S. Estado federativo e políticas sociais: determinantes da descentralização. Rio de Janeiro: Revan; São Paulo: Fapesp, 2000.

ARRETCHE, M. T. S. Quem taxa e quem gasta: a barganha federativa na federação brasileira. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 24, p. 68-85, jun. 2005.

ARRETCHE, M. T. S. Federalismo e Políticas Sociais no Brasil: problemas de coordenação e autonomia. In: SARAIVA, E.; FERRAREZI, E. (org.). Políticas públicas: coletânea. Brasília, DF: Enap, 2006.

BRASIL. Decreto-Lei nº 93, de 21 de dezembro de 1937. Cria o Instituto Nacional do Livro. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-93-21-dezembro-1937-350842-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 12 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 2.004, de 31 de outubro de 1953. Dispõe sobre a Política Nacional do Petróleo e define as atribuições do Conselho Nacional do Petróleo, institui a Sociedade Anônima, e dá outras providências. 1953. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l2004.htm. Acesso em 8 out. 2022.

BRASIL. Decreto nº 37.106, de 31 de março de 1955. Institui a Companhia da Merenda Escolar. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-37106-31-marco-1955-332702-publicacaooriginal-1-pe.html#:~:text=Institui%20a%20companhia%20da%20Merenda,que%20lhe%20confere%20o%20art. Acesso em: 12 set. 2022.

BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-normaatualizada-pl.html. Acessado em: 10 set. 2022.

BRASIL. Lei 5.537, de 21 de novembro de 1968. Cria o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação e Pesquisa (INDEP), e dá outras providências. 1968a. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5537-21-novembro-1968-359186-publicacaooriginal-1-pl.html. Acessado em: 15 set. 2022.

BRASIL. Lei 5.525 de 5 de novembro de 1968. Dispõe sobre a destinação do Fundo Especial da Loteria Federal, e dá outras providências. 1968b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1950-1969/L5525.htm. Acessado em: 3 jan. 2023.

BRASIL. Decreto-Lei nº 872, de 15 de setembro de 1969. Complementa disposições da Lei número 5.537, de 21 de novembro de 1968, e dá outras providências. 1969a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/del0872.htm. Acesso em: 9 out. 2022.

BRASIL. Decreto-Lei nº 594, de 27 de maio de 1969. Institui a Loteria Esportiva Federal e dá outras providências. 1969b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del0594.htm. Acesso em: 10 out. 2022.

BRASIL. Decreto-Lei nº 523, de 8 de abril de 1969. Acrescenta parágrafo ao Artigo 27 da Lei nº 2.004, de 3 de outubro de 1953, com a redação que lhe foi dada pela Lei nº 3.257, de 2 de setembro de 1957, e dá outras providências. 1969c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/del0523.htm. Acesso em 10 out. 2022.

BRASIL. Decreto-Lei nº 1.053, de 21 outubro de 1969. Provê sobre o exercício de mandato em órgão colegiado. 1969d. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del1053.htm. Acesso em 21 dez. 2022.

BRASIL. Decreto-Lei nº 1.422, de 23 de outubro de 1975. Dispõe sobre o Salário-Educação. 1975c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1422.htm#:~:text=DECRETO%2DLEI%20N%C2%BA%201.422%2C%20DE%2023%20DE%20OUTUBRO%20DE%201975.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20o%20Sal%C3%A1rio%2DEduca%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 21 dez. 2022.

BRASIL. Decreto n º 76.877, de 22 de dezembro de 1975. Dispõe sobre a Estrutura Básica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e dá outras providências. 1975a. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-76877-22-dezembro-1975-425481-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 20 dez. 2022.

BRASIL. Decreto nº 76.923, de 23 de dezembro de 1975. Regulamenta o Decreto-Lei nº 1.422, de 23 de outubro de 1975 [...]. 1975b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/atos/decretos/1975/d76923.html. Acesso em 20 de dez. de 2022.

BRASIL. Decreto-Lei nº 87.043, de 22 de março de 1982. Regulamenta o Decreto-Lei nº 1422, de 23 de outubro de 1975, que dispõe sobre o cumprimento do artigo 178 da Constituição por empresas e empregadores de toda natureza [...]. 1982. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-87043-22-marco-1982-436817-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 5 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria nº 955, de 21 de junho de 1994. Cria o Programa Nacional de Transporte Escolar. Diário Oficial [da] República Federativa da Brasil, Brasília, DF, n. 118, p. 9329, 23 jun., 1994. Seção 1. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=133&data=23/06/1994. Acesso em: 12 de set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução nº 12, de 10 de maio de 1995. Brasília, DF: FNDE, 1995.

BRASIL. Lei nº 9.649, de 27 de maio de 1998. Dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, e dá outras providências. 1998a. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1998/lei-9649-27-maio-1998-372115-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 2 set. 2022.

BRASIL. Medida Provisória nº 1.784, de 14 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o repasse de recursos financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar, institui o Programa Dinheiro Direto na Escola, e dá outras providências. 1998b.

BRASIL. Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004. Institui o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar - PNATE [...]. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.880.htm. Acesso em: 2 out. 2022.

BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação [...]. 2007. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2007/decreto-6094-24-abril-2007-553445-publicacaooriginal-71367-pe.html. Acesso em: 12 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.947, de 15 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola [...]. 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm. Acesso em 10 out. 2022.

BRASIL. Decreto nº 7.084, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre os programas de material didático e dá outras providências. 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7084.htm. Acesso em: 10 de out. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.695, de 25 de julho de 2012. Dispõe sobre o apoio técnico ou financeiro da União no âmbito do Plano de Ações Articuladas [...]. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12695.htm. Acesso em: 2 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE). Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC, 2014.

BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9099.htm. Acesso em 10 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Relatório de Gestão 2018. Brasília, DF: FNDE, 2019a. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/relatorios/relatorios-de-gestao. Acesso em: 30 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Conhecendo o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar e o Programa Caminho da Escola. Brasília, DF, 2019b.

BRASIL. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) [...]. 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14113.htm. Acessado em: 20 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Relatório de Gestão 2019. Brasília, DF: FNDE, 2020a, Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/relatorios/relatorios-de-gestao. Acesso em: 30 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2020/resolucao-no-6-de-08-de-maio-de-2020/view. Acesso em: 15 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Manual de Orientação: novo Fundeb. Brasília, DF: MEC, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Guia de execução dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola. Brasília, DF: MEC/FNDE, 2022.

CARBONETTI, B. C. The cards dealt matter: rethinking conceptions of state capacity. In: Annual meeting of the western political science association. Anais […], Portland, Oregon, p. 1-42, 2012.

CORRÊA, A. L. Arlindo Lopes Corrêa: entrevista [set.2020]. Entrevistadora: AUTOR. Brasília, DF, 2020, 2 arquivos. mp3 (2h).

DUARTE, M. R. T; SANTOS, M. R. S. Sistema Nacional de Educação e relações intergovernamentais no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 35, n. 129, p. 1.115 – 1.136, out./dez. 2014.

DUTRA FILHO, A. F. Projeto resgate e fortalecimento de ações de educação corporativa do FNDE / Antônio de Farias Dutra Filho; (entrevista a Marta Litwinczik). Brasília, DF: FNDE, Unesco, 92 p. 2019.

FALCÃO FILHO, S. C. Projeto resgate e fortalecimento de ações de educação corporativa do FNDE / Sady Carnot Falcão Filho; (entrevista a Marta Litwinczik). Brasília, DF: FNDE, Unesco, 37 p. 2019.

FAVERO, M. L. A. FAVERO, O. Durmeval Trigueiro. Recife, Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2010.

FRANCO, L. A Extinção das Demec: o impacto para as auditorias “in loco” no âmbito do FNDE. 2008. 68 f. Dissertação (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais) – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2008.

GOMIDE, A. Á.; PIRES, R. R. C. Capacidades estatais e democracia: abordagem dos arranjos institucionais para análise de políticas públicas. In: GOMIDE, A. Á.; PIRES, R. R. C. (org.). Capacidades estatais e democracia: arranjos institucionais de políticas públicas. Brasília, DF: Ipea, p.15-28, 2014.

KAJAER, A. M.; HANSEN, O. H.; THOMSEN, J. P. F. Conceptualizing state capacity. DEMSTAR Research Report, n. 6. Aarhus: University of Aarhus, Department of Political Science, p. 3-32, 2002.

MARENCO, A. Burocracias profissionais ampliam capacidade estatal para implementar políticas públicas? Governos, burocratas e legislação em municípios brasileiros. Dados, Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 60, n. 4, p. 1025-1058, 2017.

MONTEIRO, M. M. J. Mecanismos do Planejamento Educacional Brasileiro: sua implantação no estado de Goiás. 1979. 178f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Estudos Avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1979.

PAZ, A. D. Projeto resgate e fortalecimento de ações de educação corporativa do FNDE / Adalberto Domingos da Paz; (entrevista a Marta Litwinczik). Brasília, DF: FNDE, Unesco, 68 p. 2019.

PAZ, Adalberto Domingos da. Adalberto Domingos da Paz: entrevista [jun.2020]. Entrevistadora: AUTOR. Brasília, DF. 1 arquivo. mp3 (30 min).

SAVIANI, D. Desafios da construção de um Sistema Articulado Nacional de Educação. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 213-231, jul./out. 2008.

TEIXEIRA, A. Plano e finanças da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF: INEP, v. 41, n. 93, p. 6-16, jan./mar. 1964.

VAITSMAN, J. Monitoramento e avaliação de programas sociais: principais desafios. In: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, concepção e gestão da contribuição social não contributiva no Brasil. Brasília, DF: Unesco, p.157-169, 2009.

VELLOSO, J. Política educacional e recursos para o ensino: o salário-educação e a Universidade Federal. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 61, p.3-29, 1987

XIMENES, D.; AGATTE, J. A gestão das condicionalidades do Programa Bolsa Família: uma experiência intersetorial e federativa, Inclusão Social, v. 5, n. 1, p. 11-19, jul./dez. 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/234. Acesso em: 14 abr. 2016.

XIMENES, D. (org.). Resultados, avanços e desafios das condicionalidades de educação do Programa Bolsa Família. In: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate, n. 18, 2014. Disponível em: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/docs/Caderno%20de%20Estudos%2018_final.pdf. Acesso em: 14 abr. 2016.

Publicado

20/03/2024

Como Citar

LOBO, C. G. de A.; ARAUJO, L. F. de. Efeitos não desejados do modelo de financiamento da educação brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024038, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18664. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18664. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.