Alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: desafios para a gestão e a inclusão escolar

Soraia Napoleão Freitas, Carolina Terribile Teixeira, Andréia Jaqueline Devalle Rech

Resumo


Este artigo debate a respeito da gestão e da inclusão escolar de alunos com deficiência que vivem em situação de acolhimento institucional. Os temas são relevantes tendo em vista que são escassas as pesquisas que buscam relacioná-los. Para tanto, esta pesquisa visou investigar e compreender a realidade da gestão educacional diante da inclusão de alunos com deficiência que viviam em situação de acolhimento institucional. Alguns autores foram selecionados para embasar este estudo, entre eles: Lück (2006), Libâneo, Oliveira e Toschi (2005), Sousa & Paravidini (2013), Carvalho (2006), Tezani (2010), Yin (2010) e Bardin (2011). Esta pesquisa se configurou como qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados selecionados foram entrevista semiestruturada e observações na escola em que o aluno com deficiência estava matriculado. Os resultados apontam para uma prática inclusiva ainda deficitária. A escola afirma que o apoio da Secretaria Municipal de Educação ainda é incipiente no respaldo ao trabalho da gestão escolar para o provimento de recursos financeiros e humanos para que a inclusão de fato se concretize. Sendo assim, observa-se que para a inclusão se efetivar é necessário um trabalho realmente articulado entre todos os envolvidos nesse processo.


Palavras-chave


Gestão escolar. Inclusão. Acolhimento Institucional.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8214



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Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

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