Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8476

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Formação de professores. Educação em tempo integral.

Resumo

O artigo teve como objetivo identificar a contribuição da formação inicial para a efetivação de práticas pedagógicas inovadoras no contexto da escola de tempo integral. O referencial teórico baseou-se na formação inicial dos professores e no uso das novas tecnologias com os alunos das escolas de tempo integral. Este estudo é uma pesquisa de método qualitativo. A escolha da abordagem qualitativa para  esse estudo se deu em virtude de ser uma abordagem oportuna para investigar situações cotidianas em um novo contexto. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada (conversação gravada e depois transcrita, tendo apenas um roteiro inicial com perguntas abertas) realizada com quinze professores de diferentes escolas localizadas em oito regionais no município de Curitiba. Da análise dos dados emergiram duas categorias que tratam da formação inicial dos professores e também as implicações das TICs nas escolas de tempo integral. Os dados mostram que há divergência entre os professores no que diz respeito ao uso das TICs nas escolas de tempo integral, ou seja, os  professores que tiveram formação inicial no uso das TICs em sala de aula consideram que os alunos matriculados nas escolas de tempo integral têm mais acesso às TICs, como também, demonstram apresentar melhor oralidade e argumentação em relação aos alunos que ficam em tempo regular. Os professores que não tiveram formação incial para uso das TICs consideram que a ampliação da jornada diária não implica em maior acesso às TICs e melhor desempenho no processo ensino e aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozane Rocha Zaionz, Universidade Tecnológica do Parana

Estudante doutoranda na UTFPR

Herivelto Moreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1973), mestrado em Educação - University of Dayton (1988) e doutorado em Educação - University Of Exeter (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento do Professor em Serviço, atuando principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica, prática pedagógica, formação continuada, formação de professores e metodologia da pesquisa.

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

ZAIONZ, R. R.; MOREIRA, H. Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 350–370, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8476. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8476. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.