A formação inicial de professores de química sob o olhar dos coordenadores dos cursos

Autores

  • Roberta Guimarães Corrêa IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Catanduva - SP - Brasil. 15808-305
  • Rosebelly Nunes Marques Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES/ESALQ. USP – Universidade de São Paulo. Piracicaba - SP - Brasil. 13418-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p406

Palavras-chave:

Licenciatura, Química, Coordenadores de curso,

Resumo

Apesar do reconhecimento da necessidade de mudanças e da produção constante de estudos sobre a formação inicial, os cursos de licenciatura ainda apresentam questões que precisam ser discutidas. Tais questões estão relacionadas à dificuldade de superar o déficit de professores da educação básica e também referentes ao tipo de formação oferecida nos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior (IES), que parece não atender as atuais demandas educacionais brasileiras. Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada junto à coordenadores de cursos de licenciatura em Química de sete instituições de ensino superior do estado de São Paulo. Apesar das diferentes realidades institucionais que compuseram o trabalho de pesquisa, a dificuldade de efetivamente contribuir com a formação de professores de Química é comum a todas às IES. Dificuldade de formação de novas turmas, evasão, a relação entre o bacharelado e a licenciatura e o descompromisso dos docentes com a licenciatura fazem parte dos relatos dos coordenadores.

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Publicado

04/05/2016

Como Citar

Corrêa, R. G., & Marques, R. N. (2016). A formação inicial de professores de química sob o olhar dos coordenadores dos cursos. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 11(25), 406–417. https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p406