O uso de ferramenta síncrona na coleta de dados na pesquisa em educação online

Ibsen Mateus Bittencourt, Eraldo Souza Ferraz, Luís Paulo Leopoldo Mercado

Resumo


O artigo descreve as características do MSN, apresenta o histórico de como foi desenvolvido e suas possibilidades de uso na educação online. Relata a experiência vivida através de uma entrevista realizada com uma professora pesquisadora em educação tecnológica fazendo uso do MSN. Apresenta as dificuldades nessa coleta. Traz considerações quanto à importância e limitações do MSN na coleta de dados da pesquisa online.

Palavras-chave


Pesquisa online; Coleta de dados online; Educação online.

Referências


CRUZ, W. B. Experiências utilizando ferramentas síncrona na educação. In. MERCADO, Luis Paulo L. (Org.). Experiências com tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2006.

LEITE, C.; MIGLIORA, R. A troca sincrônica de mensagens (msn) nasocialização de crianças e adolescentes. 2006. Disponível em: http://www.bemtv.org.br/portal/materiais/A_troca_sincronica_de_mensagens.pdf Acesso em 10 jan. 2010.

MERCADO, Luis P. (Org.). Vivências com aprendizagem na internet. Maceió: Edufal, 2005.

MINAYO, M. C. S. Introdução: conceito de avaliação por triangulação de métodos. In: MYNAYO, Maria Cecília S.; ASSIS, Simone Gonçalves; SOUZA, Edinilsa Ramos. (Org.). Avaliação por triangulação de método: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, v. 1, p. 19-52, 2005.

MINAYO, M. C. S. Interfaces de pesquisa, comunicação e socialização. Disponível em: http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/mod/book/print.php?id=2605. Acesso em 10 Jun. 2009.

PRADO, M. E. Educação a distância: os ambientes virtuais e algumas possibilidades pedagógicas. Salto para futuro/SEED/MEC. Brasília, MEC/SEED, 2001.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.9053



Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.